Mindelo, 02 Abr (Inforpress) – A Delegacia de Saúde de São Vicente comemora o Dia Mundial da Saúde, assinalado no domingo, 07, com diversas actividades, entre elas palestras, conversas abertas e feira de saúde.
Conforme informações do delegado de Saúde, Elísio Silva, a data neste ano vai ser sinalizada com foco na saúde mental, que, asseverou, é um problema que afecta pessoas de todas as faixas etárias, condições sociais e países.
Sob o lema “A minha saúde, o meu direito” pretende-se aumentar, por outro lado, o conhecimento sobre a importância desta efeméride como um “direito fundamental” em todas as dimensões sociais.
Neste sentido, o programa da Delegacia de Saúde de São Vicente contempla, hoje, um debate sobre saúde como direito fundamental e a cidadania da saúde, que terá como palestrantes Orlando Lima e Suellen Monteiro.
Para a quarta-feira, 03, a discussão decorre à volta dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o direito à saúde, para além de uma reunião com a equipa organizadora com parceiros para recolha subsídios.
Para a quinta-feira, 04, a delegacia prevê-se uma conversa aberta sobre a saúde do profissional, com propósito de criar um Gabinete de saúde do trabalhador. O debate acontece no anfiteatro da delegacia, contando com a participação de uma equipa multidisciplinar.
A comunidade de Salamansa também está abrangida na programação e vai receber uma feira de saúde na sexta-feira, 05, para despistes de glicémia, tensão arterial, paludismo, e outras doenças, para além de conversas abertas sobre vários temas.
O Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos a 07 de Abril, marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, e a cada ano se concentra em uma preocupação específica de saúde pública.