AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Dia Mundial do Consumidor/”O aumento e especulação dos preços dos produtos agravam a vida da população”, diz Bambo Sanhá


  15 Mars      42        Economie (20813),

 

Bissau,15 Mar 23(ANG) – O Secretário-geral da Associação do Consumidor de Bens e Serviços(Acobes), disse que o aumento e a especulação dos preços dos produtos da 1ª necessidade, retira aos consumidores guineenses o poder de compra e agrava assim a sua vida com aumento de fome e pobreza.

Bambo Sanhá falava em conferência de imprensa alusiva ao Dia Mundial do Consumidor que se assinala hoje, 15 de Março, sob o lema” Capacitação do Consumidor através de Transição e Energias limpa”.

“A situação do mercado nacional vulnerável, e com a crise mundial tornou-se ainda mais fraca quanto ao fornecimento de bens alimentares, principalmente da 1ª necessidade em quantidade e qualidades, aumentando a fome e a miséria”, salientou.

Sanhá sublinhou, a título de exemplo, que as cobranças de quitação e cheques avulsos, que na sua opinião continuam a ser uma grande preocupação e constituem um obstáculo aos clientes ou seja aos usuários dos serviços financeiros.

O Secretário-geral da Acobes defende que os bancos devem competir na prestação de serviços de qualidade aos utentes e no melhoramento de atendimentos para reduzir o tempo de espera e reduzir os juros cobrados .

Destacou que a situação de fornecimento da energia elétrica e água continua a prejudicar os consumidores guineenses, sobretudo no que se refere a conservação dos seus produtos, avarias de materiais eletrodomésticos, sem direito a reparação de danos.

Aquele responsável evocou ainda as consequências da insuficiência de abastecimento de água em quantidade e qualidade satisfatórias e o risco de vida que consumidores enfrentam ao recorrem aos poços e lagoas sem garantia de qualidade de água.

No que concerne às telecomunicações, Bambo Sanhá disse que os consumidores guineenses continuam a queixar-se da má qualidade de prestação de serviços por parte das empresas responsáveis com destaque para a falta da cobertura nacional da rede.

A má qualidade de internet, o roubo abusivo de créditos e a ausência ou falta de informações claras aos consumidores, foram entre outras criticas do secretário-geral da Acobes em relação as telecomunicações.

Sobre o setor de combustíveis, aquele responsável apela ao Governo a finalização do processo da Autoridade Reguladora de Combustível e Derivados(Arseco), através de lançamento de concurso público para o pleno funcionamento desta instituição.

Sustenta que o bom funcionamento do Arseco, vai trazer ou regularizar a concorrência desleal, estabelecer uma igualdade de oportunidade para todos os operadores do setor, evitando assim a rotura desnecessária de combustíveis e gás natural de cozinha no mercado

Dans la même catégorie