MAP Nigeria: au moins 30 morts et plus de 400.000 déplacés à cause des inondations MAP Centrafrique: 13 cas de dengue enregistrés à Bangui depuis juillet (ministre) MAP La BECEAO décide de maintenir son taux directeur à 3,5% APS SENEGAL-SANTE / Fabrication de médicaments à base de plantes : Yérim Mbagnick Diop prône une approche concertée APS SENEGAL-BELGIQUE-ECONOMIE / À Dakar, un forum sur la mobilité professionnelle entre entrepreneurs belges et sénégalais APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le principal taux directeur de la BCEAO maintenu à 3,5% (Gouverneur) APS SENEGAL-SOCIAL / Protection sociale : des résultats probants enregistrés en 2023 (Délégué général) APS SENEGAL-SANTE-PREVENTION / Maouloud : le PM appelle à renforcer la surveillance épidémiologique du Mpox MAP Mpox: le Cameroun enregistre deux décès et plus de 40 cas suspects depuis avril (ministère) MAP Le Mali suspend trois mois la diffusion de la chaîne en français TV5 Monde (officiel)

Diploma que regula preço de tarifas de passageiros e cargas nos transportes marítimos já está na Presidência da República para homologação


  9 Novembre      23        transport (652),

 

Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – O diploma que regula o preço de tarifas de passageiros e cargas a nível dos transportes marítimos nacionais foi aprovado no Conselho de Ministros, na semana passada, e já se encontra na Presidência da República para ser homologado.
Em declarações à imprensa, o ministro do Mar, Abraão Vicente, embora não avançando os números, disse que, com este novo diploma, às ilhas como o Maio, que ficam tão próximas da cidade da Praia, se fará justiça a nível do preço tanto para passageiros como para cargas.
“Os passageiros passarão a usufruir de vantagens a nível de preços para crianças, idosos, pessoas com deficiência, estudantes, equipas desportivas inscritas em federações e competições oficias”, destacou.
Ainda Abraão Vicente, crianças com idade até dois anos serão isentas de tarifas para viajar nos transportes marítimos, crianças com idade compreendida entre 3 e 12 anos e inscritas no cadastro social usufruirão de um desconto de 50 (%) por cento, enquanto que indivíduos com idade superior a 65 anos e em situação de insuficiência económica comprovada terão também desconto de 50%.
Conforme o diploma aprovado em Conselho de Ministros, sublinhou, os estudantes com idade entre os 13 e 23 anos vão beneficiar de um desconto de 20%, assim como os desportistas em competição e agentes em trabalho oficial.
“O diploma já foi enviado ao Presidente da República e assim que for assinado, promulgado e publicado a direcção das políticas do mar irá publicar o diploma regulamentário que irá publicar o método de cálculo das novas tarifas”, disse o ministro que garantiu que o aumento não será superior a 40%.
O ministro Abraão Vicente avançou que o trabalho realizado, neste processo, foi feito por uma equipa multissectorial e que, brevemente, vai ser apresentado ao país todo o quadro tarifário.
Adiantou ainda que se está a promover a alteração dos estatutos do ARME passando a regulação económica do sector dos transportes marítimos para a agência multissectorial.
O novo diploma para regular os preços nos transportes marítimos, explicou o ministro do Mar, vai impor a regulação no mercado nacional, neste sector, e evitar algumas operadoras que estavam a cobrar viagens aos passageiros conforme as escalas feitas pelo barco não venham a acontecer.
Avançou ainda a disponibilização de mais dois navios a fazer ligação entre as ilhas, diminuindo assim custos e aumentando ligações para ilhas como o Maio, São Nicolau e Brava.

Dans la même catégorie