MAP Afrique de l’Ouest: Le sommet de la CEDEAO demande des transitions à court terme AIP L’UE déterminée à travailler avec la Côte d’Ivoire pour la promotion de la dignité humaine AIP L’ONU félicite la Côte d’Ivoire pour le chemin parcouru dans la construction de l’Etat de droit AIP Le ministère de la Salubrité et l’ANAGED remettent du matériel de collecte et de transport des déchets à Korhogo ANP La caravane nationale « Jeunesse Nigérienne Debout » à Dosso APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT-FINANCEMENTS / Finance verte: le Sénégal bénéficie d’une garantie de crédit de plus de 260 milliards de FCFA de la BAD APS SENEGAL-AFRIQUE-SPORTS / Championnat du monde féminin de handball: les Lionnes promettent de terminer la compétition sur « une bonne note » AIP Le CNDH met les jeunes en mission pour la défense des droits humains AIP Abidjan accueille la campagne régionale « Carton rouge » contre les VBG AIP L’AERD plaide pour l’ouverture des discussions sectorielles au ministère de l’éducation nationale

Directora nacional de Saúde propõe acções focalizadas e estreitamento das políticas na promoção do envelhecimento saudável


  21 Novembre      14        Santé (15071),

 

Cidade da Praia, 21 Nov (Inforpress) – A directora nacional da Saúde, Ângela Gomes, defendeu hoje a necessidade de se apostar na implementação de acções focalizadas e no estreitamento de políticas visando garantir melhoria de qualidade de vida dos idosos em Cabo Verde.
Esta responsável fez estas declarações à imprensa, à margem do ateliê de socialização e Validação do novo PENEASPI para 2024-2028 realizado hoje e esta quarta-feira, referindo que esse ateliê surgiu após a constatação de que havia a necessidade de fazer a actualização do plano estratégico do envelhecimento activo da pessoa idosa.
“Sentimos a necessidade de fazer a sua actualização, tendo em conta os novos desafios e é o perfil da nossa população que se está cada vez mais a tornar-se uma população caracterizada como sendo idosa, acima dos 65 anos, conforme o nosso estatuto da pessoa idosa a nível nacional”, afirmou.
Conforme explicou, trata-se de plano estratégico, que norteia as políticas macro para a pessoa idosa e que o mesmo terá o seu plano de actividade com o seu devido orçamento, que terá que ser mobilizado junto aos parceiros.
Destacou a importância da intervenção multissectorial feita através do ateliê para elaboração com grupos de trabalhos, que incluiu os diversos sectores transversais da sociedade cabo-verdiana, com associações comunitárias, com associações também que lidam directamente com as pessoas idosas.
Enalteceu que há um grande compromisso da sociedade civil em trabalhar visando garantir a criação de condições técnicas e físicas para o melhor acolhimento e prestação de cuidados aos idosos a nível de todo o território nacional.
“Entendemos que os cuidados aos idosos devem ser prestados dentro das comunidades, junto às famílias e, precisamente, entre a capacitação que tem a ver com o autocuidado, o empoderamento dos próprios idosos e, sobretudo, não abordar só a questão dos idosos, mas abordar a pessoa em todo o ciclo de vida”, observou.
A directora nacional da Saúde lembrou ainda que um país é medido a sua maturidade pela atenção às políticas que se direccionam, quer para a infância, mas também para a população idosa, defendendo neste sentido que, tendo em conta que o índice de envelhecimento tenha aumentado em 2010, de 8,3 para 21,7, há necessidade de estreitar as políticas, focalizar as acções.
“Temos de criar um ambiente de acesso e acessibilidade melhor para os nossos idosos, melhorar os nossos cuidados paliativos, também que têm a ver com as pessoas em fim de vida e, sobretudo, criar ambientes mais saudáveis e ambientes mais aprazíveis e que desenvolvem aspectos saudáveis direccionados à pessoa idosa”, apontou.
Angela Gomes adiantou ainda que o ateliê conta com a participação de especialistas renomados, autoridades de saúde, e representantes de organizações nacionais e internacionais e constitui uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos, experiências e colaborar na construção de um futuro mais saudável e sustentável para a população idosa de Cabo Verde.

A realização do referido ateliê está alinhada com a iniciativa das Nações Unidas que proclamou o período de 2021-2030 como a Década do Envelhecimento Saudável. Essa década oferece uma oportunidade única para os governos e parceiros se unirem em acções concertadas, visando melhorar a qualidade de vida dos idosos, suas famílias e comunidades.
Este evento é uma resposta directa aos desafios identificados e está alinhado com as estratégias do Programa do Governo da X Legislatura e da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde 2030.
As directrizes nacionais estabelecidas visam proporcionar um atendimento diferenciado e integral às pessoas com mais de 60 anos em Cabo Verde.

Dans la même catégorie