Cidade da Praia, 23Nov (Inforpress) – O artista e coreógrafo DjamNeguin já se encontra em Maputo (Moçambique) para participar no evento Bienal de Dança de África que acontece na sexta-feira, 24, com o seu projecto de dança a solo Ná-Ná.
No Centro Cultural Franco Moçambique, onde desenrola o espetáculo, a personagem Na-Ná transporta numa “viagem sonora alucinante, futurística, desconstruindo e reconstruindo imaginários” do género caboverdiano funaná.
À Inforpress, o bailarino revelou que é com “grande entusiasmo” que participa no “maior evento contemporâneo” do continente e que é com “grande privilégio e satisfação” que encara a oportunidade de criar ligação e parceria com produtores, artistas e programadores do mundo inteiro.
Além de apresentar um enredo que questiona as noções de género, tradição, tecnologia e um olhar original e criativo da cultura cabo-verdiana, DjamNeguin avançou que o espetáculo obriga, “de uma certa forma”, o exercício da imaginação a partir de uma dança tradicional de Cabo Verde, que é funaná.
“A actividade significa também um momento de perceber a importância de cada vez mais fazer uma ligação com o continente africano, temos uma riqueza de expressões, circuitos e festivais dentro do próprio continente” salientou.
O artista participa hoje, 22, como um dos convidados do painel “Dançar em África- mobilidade internacional, formação e parcerias”, na Galeria do Porto de Maputo.