Cidade da Praia, 05 Set (Inforpress) – A Direcção Nacional do Ambiente promove hoje, na Praia, um workshop de consulta às partes interessadas sobre as políticas e medidas para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, no âmbito do Projecto Quarta Comunicação Nacional -1BUR.
Segundo informações avançadas pelo gabinete de comunicação e imagem do Governo, o evento tem por objectivo partilhar e consultar as partes interessadas (o Governo, sociedade civil, a academia, o sector privado e os parceiros internacionais de desenvolvimento do País sobre políticas e medidas para a mitigação das mudanças climáticas a nível dos principais sectores socioeconómicos.
“Cabo Verde assinou e ratificou o Acordo de Paris com a aprovação da Resolução 35/IX/2017, a 12 de Maio. A aceitação da ratificação do Acordo de Paris pelo secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima “CQNUMC” aconteceu em 22 de Abril de 2016 e entrou em vigor em 21 de Outubro de 2017”, avançou a mesma fonte.
Neste sentido, Cabo Verde preparou as “Contribuições Pretendidas Nacionalmente Determinadas” (CND) que apresentou à (CQNUMC) como base para o Acordo de Paris que estabelece o quadro global de acção para o combate às alterações climáticas, no período 2020-2030.
Em 2021, o CND foi actualizado e identificado com novas metas e acções tanto a nível da adaptação quanto a nível da mitigação.
As contribuições de mitigação de Cabo Verde são apresentadas para Energias Renováveis (ER), Eficiência Energética (EE) e outras acções de mitigação nacionalmente apropriadas pela Nationally Appropriate Mitigation Actions Facility (NAMA Facility).
O projecto “Quarta Comunicação Nacional (4CN) e Primeiro Relatório Bienal Actualizado (1BUR) para a República de Cabo Verde no âmbito da CQNUMC”, é um projecto financiado pelo Global Environment Facility (GEF) e executado pela Direcção Nacional do Ambiente/Ministério da Agricultura e Ambiente.
O processo de preparação da 4CN e 1BUR permite dar continuidade ao diálogo, troca de informação e parcerias entre as partes interessadas, incluindo o Governo, a sociedade civil, a academia, o sector privado e os parceiros internacionais de desenvolvimento.