APS SENEGAL-GAMBIE-VISITE / Le président Bassirou Diomaye Faye est arrivé à Banjul APS SENEGAL-GAMBIE-VISITE / Deuxième sortie du président Faye : une visite pour “la consolidation des liens historiques” avec Banjul APS SENEGAL-GAMBIE / Visite du président Faye en Gambie : “l’occasion de lancer un signal pour une paix définitive en Casamance” (observateurs) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Diomaye Faye remercie son homologue et le peuple mauritaniens pour leur accueil ‘’chaleureux’’ MAP La littérature africaine entre défis et enjeux au centre d’une conférence à Oujda MAP La Guinée-Bissau abrite le 11è Forum régional côtier et marin de la zone littorale ouest-africaine MAP CAN de futsal (demi-finale): « Le match de la finale contre l’Angola sera complètement différent de celui de l’ouverture » (Hicham Dguig) MAP Mauritanie: L’élection présidentielle, le 29 juin prochain (officiel) MAP L’Angola réduit la dette publique à 66 milliards de dollars en 2023 MAP Afrique: La Banque mondiale et la BAD s’associent pour connecter 300 millions de personnes à l’électricité d’ici 2030

Dois novos membros do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público tomam posse


  10 Juin      20        Politique (25326),

 

Bissau, 10 Jun 21 (ANG) – Os dois novos membros eleitos para Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público tomaram posse hoje.

Tratam-se de Hermenigildo Pereira e Ussumane Djau que vão representar os seus pares naquele orgão judicial.

Falando na cerimónia de posse, o Procurador Geral da República(PGR) disse que  Hermenigildo Pereira vai ser o representante dos procuradores da República e o Ussumane Djau representará os delegados daquela instituição.

Fernando Gomes  disse que este orgão estava incompleto no momento da tomada de posse dos outros membros, por isso, decidiu-se completar  as lacunas existentes no Conselho Suerior da Magistratura, agora com  representantes de todas as categorias dos magistrados, razão pela qual, depois da promoção e da eleição ocorrida no dia 04 de Maio, os dois foram eleitos entre seus pares.

“O Conselho Superior da Magistratura é um orgão máximo de gestão e disciplina do Ministério Público(MP), que é um orgão muito importante na medida em que toda a gestão dos magistrados principalmente no aspecto discilinar é da sua competência”, explicou.

Fernando Gomes exaltou a importância desse órgão dizendo  que  todas as decisões tomadas devem passar por esse órgão  para serem ratificadas, e promete dar o apoio necessário para que exerça na plenitude as suas funções.

Gomes sublinhou que a colaboração institucional entre o Conselho Superior da Magistratura Judicial do Supremo Tribunal de Justiça e o do Ministério Público deve ser estreita   para a dignificação do Poder Judicial na Guiné-Bissau.

Diz que  é importante que isso acontece, tendo reconhecido que nem sempre o poder judicial esteve à altura de responder  às suas responsabilidades.

“Mas o povo pode acreditar que  a Migistratura do Ministério Público está a fazer tudo para poder acudir às exigências e o que os guuineenses esperam da justiça. Para o efeito, peço a colaboração dos empossados para alavancar o sector”, disse.

Em nome dos empossados, Hermenegildo Pereira, ex-Procurador Geral da República, disse que aceitaram fazer  parte deste orgão para darem as suas contribruições  e tentarem ajudar no sentido de engrandecer e corrigir aquilo que é possível naquela instituição.

“Foi isso que nos motivou por isso que convenceram os colegas para votarem em nós para representá-los neste importante órgão.Estamos cá para engrandecer esta instituição e cumprir, sobretudo, com  respeito pelo príncipio da legalidade como já fiz no passado “,disse.

Questionado sobre o que os cidadãos podem esperar da justiça, Pereira disse que isso depende de vários factores, desde quem faz ao politica a nível da execusão da justiça até a  atribuição de meios e incentivos aos magistrados.

Acrescentou que  a produtividade no sector é extremamente baixa, prometendo impulsionar pelo menos para que haja elevação dos dados  estatísticos de produtividade.

Dans la même catégorie