MAP L’Afrique du Sud, un point chaud de la pollution atmosphérique dans le monde (Greenpeace) AIB Gestion des refugiés : le Mali, le Burkina et le HCR signent un accord tripartite révisé AIB Burkina : Le Premier ministre s’engage pour la restauration du parc Bangr Wéogo AIB Burkina : Plus de 10 milliards de FCFA engagés en 2024 pour booster la production locale de la volaille et du poisson APS SENEGAL-CULTURE-FINANCEMENT / Lancement officiel des activités du Fonds de développement des cultures urbaines et des industries créatives AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale)

“É motivo de orgulho Cabo Verde acolher um evento internacional que diz respeito a toda África” – Gualberto do Rosário


  31 Août      56        Politique (25166),

 

Espargos, 31 Ago (Inforpress) – O presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde, Gualberto do Rosário, considerou segunda-feira que é “motivo de orgulho” Cabo Verde acolher um evento internacional de turismo, que diz respeito a toda a África.
Gualberto do Rosário referia-se à 64ª Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) em África, que terá lugar no dia 02 de Setembro, na ilha do Sal, em que Cabo Verde é eleito, pela primeira vez, como país anfitrião.
“Para nós é motivo de orgulho porque é o reconhecimento, efectivo, do que Cabo Verde tem feito para promover o turismo no País. Este evento resulta de um mérito. Cabo Verde merece que seja realizado aqui”, manifestou, em entrevista à Inforpress.
Segundo Gualberto do Rosário, trata-se de uma “grande oportunidade” a participação de todos os actores ligados ao sector neste debate, que decorrerá durante três dias na cidade de Santa Maria, mas também para se começar a ter “novas perspectivas, novos horizontes e olhar para o continente africano como um mercado emissor”.
“Onde a gente pode se dirigir como mercado de destino. A África é um continente bonito, rico em todos os ângulos (…) visto na geografia física, biologia, cultura, e onde se pode também fazer férias fabulosas”, sublinhou a mesma fonte, observando que África é “com certeza” um mercado emissor, embora ainda seja um “mercado marginal”, considerando o conjunto da economia mundial, em que África, conforme observou, fica com 5 por cento (%) para o turismo.
“Mas é um mercado em crescimento, potencial, um mercado do futuro e temos a obrigação, nós cabo-verdianos, de olharmos para o turismo na África como africanos”, continuou a mesma fonte, ou seja, precisou, numa abordagem do desenvolvimento do continente, nomeadamente da sub-região, na participação e no entendimento de que Cabo Verde é “parte efectiva desta região e do continente, neste domínio também da economia, que é a maior indústria do mundo”, enfatizou.
Gualberto do Rosário declarou ainda que Cabo Verde tem que estar preparado, perceber o que está a acontecer no mundo, designadamente no mundo da tecnologia, neste caso na sua relação com o turismo, para que possa introduzir esses elementos, também “na sua forma de pensar, agir, planificar e desenvolver”.
O presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde enalteceu ainda a forma como o País está a “atacar muito bem” a questão da regulação da pandemia da covid-19, na questão de tomada de decisões que o colocam “na ponta mundial” em relação àquilo que são as tendências para as viagens, designadamente a vacinação e a emissão do certificado de vacinação covid-19.
Duas medidas, conforme reforçou, “muito importantes”, para além do controlo nas fronteiras e noutros espaços que fornecem serviços.
“Neste particular, quanto a mim, o nosso País está a ser um exemplo. Cabo Verde está a conseguir lidar com a situação de pandemia, actuando sobre as variáveis que são essenciais. E as medidas estão a resultar”, frisou.
Quanto aos resultados da 64ª Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo, Gualberto do Rosário espera que saia uma “consciência reforçada” em África, de uma forma geral, enquanto, continente e região.
“Da importância que o turismo pode representar para a economia africana. Isto já será um ganho extraordinário. Espero também que se entenda que no contexto da África, a vitória consegue-se pela via da cooperação entre os países, regiões e sub-regiões, de uma forma geral”, reiterou.
Gualberto do Rosário disse esperar, também, que se desenvolva a consciência de que este é um domínio em que a parceria entre o público e o privado “é essencial para ganhar”.
“Num mundo globalizado, numa África em processo de integração (…) esses encontros têm um valor significativo e valem cada vez mais a pena, deles saem, com certeza, linhas orientadoras, contactos, conhecimento, relacionamentos, que podem ajudar muito nos processos presentes e futuros”, finalizou.
Paralelamente à 64ª Reunião da CAF, Cabo Verde vai acolher ainda a 2ª Edição do Fórum Mundial sobre o Investimento Turístico em África (FMITA), que terá lugar nos dias 03 e 04 de Setembro, no mesmo local.
São esperados cerca de duas centenas de participantes, designadamente ministros do turismo do continente africano, investidores, e instituições financeiras internacionais, altos dirigentes e especialistas do sector público e privado e demais “stakeholders” do turismo.
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie