AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Economia Azul: Cabo Verde e FAO reforçam capacidades do país na abordagem dos efeitos das alterações climáticas


Cidade da Praia, 17Mai (Inforpress) – O Governo e a FAO assinaram esta segunda-feira uma parceria no âmbito do projecto que visa “Reforçar as capacidades de Cabo Verde na abordagem dos efeitos das alterações climáticas em sectores-chave da economia azul”, orçado em 500 mil dólares.
O documento foi rubricado pelo secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, e pela representante da FAO em Cabo Verde, Ana Touza.
Segundo a representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, trata-se do primeiro projecto financiado pelo Fundo Mundial para o Clima, que reúne grandes fundos de financiamento climático a nível mundial, que Cabo Verde recebe.
“É um projecto para ser executado pela FAO, o objectivo é, em primeiro lugar, capacitar todos os actores chaves das diversas áreas da economia azul, nomeadamente a aquacultura, os sectores das pescas, do turismo e da energia”, informou.
A partir deste financiamento, acrescentou, vai-se formular o plano de trabalho para a acção climática relativamente ao sector da economia azul e outros, sendo um outro objectivo, a formulação de uma proposta de um projecto mais alargado para um fundo, para executar projectos para além dos 10 milhões de dólares em investimentos.
Este projecto, a nível do País, conforme avançou Ana Touza, está orçado em cerca de 500 mil dólares, para ser executado em oito meses, com vista a criação de capacidades, planeamento, e, sobretudo, para reforçar e preparar um outro projecto mais alargado para a próximo ano, que terá como objectivo incorporar toda a parte climática, a sustentabilidade de todas as acções relativamente aos sectores da economia.
O secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, por seu lado, considerou que este é um importante acordo, por ser a primeira vez que Cabo Verde está a aceder ao Fundo Verde para o Clima, realçando a parceria da FAO em aceder a este importante canal de financiamento para a economia azul.
Alcindo Mota assegurou que o Governo tem vindo a acompanhar com muita equidade os impactos, quer em matéria das alterações que tem a ver com os produtos energéticos, mas também dos impactos que têm que ver com os produtos alimentares, e tem desenhado uma série de programas visando mitigar o impacto da seca e agora da guerra na Ucrânia, para as famílias mais vulneráveis.
“Cabo Verde é um dos países mais impactados, sendo um pequeno Estado insular em desenvolvimento. (…) Com este projecto estaremos a nos capacitar institucionalmente e tecnicamente por forma a que possamos apresentar outros projectos ao Fundo Verde para o Clima, e aí acedermos, efectivamente, a fundos que nos ajudam a potenciar esses sectores, quer a nível da pesca, da aquacultura, do turismo, e de outros”, afirmou.
O ministro do Mar, Abraão Vicente, na sua participação em modo virtual, destacou a importância deste projecto, salientando que a assinatura do documento, além de estar alinhada com a agenda internacional, serve para o desenho de políticas mais assertivas.
“Por isso, da parte do Ministério do Mar manifesto todo o nosso engajamento, apoio, todo o alinhamento das nossas equipas técnicas, no sentido de, juntamente com a FAO e com a Direcção Nacional do Planeamento, fazer o trabalho técnico e preparatório para tirar o máximo proveito desta linha de financiamento, desenhando os projectos que correspondem às necessidades de cada uma das ilhas”, declarou.

Dans la même catégorie