Bissau, 19 Nov 24(ANG) – O Comissário da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) para Desenvolvimento Humano garantiu que os 50 mil milhões de francos CFA prometidos por esta organização comunitária para financiar projetos e investimentos para o desenvolvimento na Guiné-Bissau ainda são acessíveis.
Mamadú Serifo Jaquité deu esta garantia na cerimónia de entrega de uma mensagem do Presidente da Comissão de UEMOA ao Chefe de Estado Guineense, no quadro das celebrações de 60 anos das FARP, 51 anos da Independência e do Centenário de Amílcar Cabral.
Em declarações à imprensa, à saída do encontro com o Presidente da República, Serifo Jaquité disse que, na qualidade de Comissário, aproveitou dar algumas informações sobre o desenrolar das atividades da Comissão ao Umaro Sissoco Embaló e que recebeu conselhos e instruções do chefe de Estado.
Referiu que, nos últimos tempos, a UEMOA tem estado a dar uma atenção particular ao país, desde a aprovação de pacotes de financiamento e investimento , na Conferência dos chefes de Estados.
Salientou que quadros da UMEOA se encontram em Bissau com a finalidade de preparar projetos e programas a serem executados , de acordo com as normas da organização.
O Comissário disse que estão a trabalhar na possibilidade de a língua portuguesa venha a ser de trabalho na UEMOA.