Porto Novo, 13 Set (Inforpress) – A autarquia porto-novense anunciou hoje que tem como meta transformar a cidade do Porto Novo, nos próximos anos, numa das cidades mais verdes de Cabo Verde, estando lançadas as bases para que esse desiderato seja alcançado.
A informação foi avançada pelo vereador do ambiente da Câmara Municipal do Porto Novo, Valter Silva, que adiantou que os resultados são visíveis nas ruas, nos bairros, nas avenidas e nas pracetas, que estão cada vez mais verdes graças ao programa de arborização levado a cabo pela autarquia, com o financiamento do Fundo do Ambiente.
A Inforpress soube ainda junto deste autarca que Porto Novo já teve o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e que este município vai participar de uma iniciativa na condição de “município modelo ou boa prática a seguir” em matéria de arborização e de criação de espaços verdes.
Mais de dez mil plantas foram introduzidas nos últimos anos na cidade do Porto Novo no quadro do programa de criação de espaços verdes nesta urbe, financiado pelo Fundo do Ambiente, avançou Valter Silva.
O programa, segundo o vereador, tem permitido o alargamento de espaços verdes no município, com a introdução de mais de dez mil plantas nos últimos anos, intervenção que tem amenizado o aspecto cinzento deste centro urbano.
O próximo passo é a fixação de plantas fruteiras, assegurou.
Os investimentos no ambiente no município do Porto Novo ultrapassam os 24 mil contos ao longo deste ano, sendo de destacar, além da criação de espaços verdes graças ao programa de arborização.