Mindelo, 11 Out (Inforpress) – O embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, afiançou que pensam retomar “o mais breve possível” o projecto de construção do edifício do Centro Cultural Português doMindelo pela “seriedade” do papel de São Vicente.
Abordado pela imprensa na terça-feira, 10, no Mindelo, o diplomata explicou que Portugal leva “muito a sério” o papel de São Vicente, em particular, e do Barlavento, em geral, em relação àquilo que é representação do ponto de vista consular e também cultural.
“Levamos a representação da cultura portuguesa, da nossa relação com Cabo Verde, muito a sério aqui no Barlavento e aqui em São Vicente, em particular e o polo do Centro Cultural Português é um objectivo que tem vários anos”, asseverou a mesma fonte, referindo que em tempos já houve um projecto que estava pronto a executar.
Mas, sustentou, tal não foi possível na altura, mas, considerou, agora das conversas actualmente tidas com o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, pretendem retomar o assunto o mais depressa possível, com base numa reavaliação do projecto, ou então pela cedência de um novo espaço pelo município.
“Para que possamos encontrar uma nova alternativa, mas, o objectivo é claramente ter um centro cultural, um polo, à altura de São Vicente, mas, também, da relação com Cabo Verde e com Mindelo”, concretizou Paulo Lourenço, admitindo que se está a trabalhar sobre a questão.
O assunto também já foi abordado este ano pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, aquando de uma visita de cortesia em Abril ao autarca Augusto Neves.
O governante português manifestou a vontade de ver concretizado o projecto de construção de uma nova sede para o Centro Cultural Português do Mindelo para dar “nova dinâmica” à instituição.