MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Embaixador de Cabo Verde na Nigéria promete promover uma cooperação de excelência entre os dois países


  11 Octobre      34        Coopération (2209),

 

Cidade da Praia, 11 Out (Inforpress) – O embaixador de Cabo Verde na Nigéria, Belarmino Silva, prometeu hoje tudo fazer para promover o estreitamento político-diplomáticos e relações institucionais entre os dois países e garantir a integração efectiva de Cabo Verde na CEDEAO.
Belarmino Silva fez estas afirmações em entrevista à Inforpress, na Cidade da Praia, à margem da cerimónia de tomada de posse como novo embaixador de Cabo Verde na República Federativa da Nigéria, apontando a importância de se incrementar e de incentivar as relações bilaterais entre os dois países nas diversas áreas.
“Darei uma importância fundamental ao estreitamento político-diplomáticos, relações institucionais, sabemos que Cabo Verde e Nigéria tem relações estabelecidas desde a independência, mas a nível bilateral não houve assim muitos desenvolvimentos. Portanto, vamos tratar de incrementar e incentivar as relações bilaterais entre os dois países, promover uma cooperação de excelência e pôr em contacto o tecido empresarial cabo-verdiano e nigeriano”, realçou.
O diplomata defendeu a necessidade de uma maior concertação política e diplomática na tomada de decisões junto da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), salientando que será um desígnio, promover uma maior e melhor participação de Cabo Verde nos órgãos de decisão, defender os interesses enquanto único país insular da sub-região e reforçar a nossa integração de forma gradual, perene e proveitoso.
Para Belarmino Silva, Cabo Verde tem de promover a sua integração efectiva, salvaguardando as suas especificidades e vulnerabilidades enquanto país insular, indicando que existem muitas situações que devem ser entendidas e promovidas para que Cabo Verde tenha mais valia na sua pertença à comunidade.
“Muitas vezes tem sido evidenciada na opinião pública cabo-verdiana que a CEDEAO tem feito pouco para lidar com os problemas da sua região, impõe antes de mais sublinhar que a CEDEAO tem feito muito a todos os níveis, o que falta na verdade é fazer o resto e esse resto será feito com a contribuição efectiva de Cabo Verde já que estaremos mais perto e activos e mais vigilantes”, declarou.
Sublinhou, por outro lado, que a partir de agora, a forma de estar de Cabo Verde na comunidade terá uma actuação mais interventiva e irá defender os interesses do país com mais veemência incentivar o ingresso de quadros cabo-verdianos na CEDEAO.
Por seu turno, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares, considerou que o empossamento de Belarmino Silva representa um “momento importante” na política externa do País, realçando que a representação diplomática de Cabo Verde na Nigéria será um exemplo daquilo que se quer fazer, em termos da integração do arquipélago na região africana com destaque para a CEDEAO.
“A sua missão é difícil, mas é uma missão exaltante que sei que irá desempenhar com toda a dedicação e zelo e ultrapassando talvez aquilo que serão os ditames da diplomacia mais tradicional para que consigamos obter os objectivos pretendidos”, disse, lembrando que a Nigéria que é um país de referência não só na CEDEAO, mas em toda a África.
O governante prometeu neste sentido, que Cabo Verde fará de tudo para ultrapassar os obstáculos até agora existentes que se prendem, essencialmente, com as questões que tem a ver com a taxa comunitária, advogando a necessidade de o País dar sinais claros à CEDEAO sobre o cumprimento daquilo que são os compromissos nacionais.
O diplomata terá residência em Abuja, sendo o primeiro embaixador de Cabo Verde a assumir o cargo desde a criação da embaixada naquele País.
Belarmino Silva foi nomeado pelo Governo, em Outubro de 2018, a inspector diplomático e consular, em comissão de serviço, tendo desempenhado a função de cônsul-geral de Cabo Verde na Holanda desde 2012.

Dans la même catégorie