MAP Classement FIFA: Le Maroc au 14è rang mondial MAP Sénégal: Saisie de 40,3 Kg de cocaïne à l’aéroport de Dakar (Douanes) MAP Algérie : Amnesty déplore « la répression » exercée par les autorités contre  »la dissidence pacifique » MAP Les athlètes marocains participant aux JO commencent à affluer vers Paris MAP Guinée: Les autorités nient les arrestations de militants et demandent des enquêtes sur leur « enlèvement » présumé (communiqué) ACAP Le Ministre Maxime Balalou réaffirme les engagements du gouvernement dans le domaine de la justice ACAP Le Président Touadera inspecte l’évolution des travaux de réhabilitation du camp Kassaï MAP Burkina Faso : 173 Burkinabè refoulés de la Côte d’Ivoire (gouvernement) ANP La Türkiye signe une déclaration d’intention de coopération dans les domaines du pétrole et du Gaz naturel avec le Niger ANP Lutte contre le terrorisme : La Türkiye promet sa main forte au Niger (Chef de diplomatie)

Energia/Suzi Barbosa garante empenho do governo para validar os documentos produzidos na reunião dos ministros da CEDEAO


  27 Mars      40        Energie (268),

 

Bissau, 27 Mar 23 (ANG) – A ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades garantiu o empenho e a vontade do governo da Guiné-Bissau em tudo fazer para que os documentos validados na reunião dos ministros da Energia da CEDEAO sejam adoptados e implementados o mais breve possível nas reuniões estatutários da organização.

Suzi Carla Barbosa falava no acto de encerramento da reunião dos Ministros da Energia do CEDEAO que decorreu entre os dias 22 à 24 do corrente mês em Bissau, na qual validou os documentos da Política Revista, Código Regional da Energia e a Política de Hidrogénia.

« Quero em nome do Presidente da República, do governo e em meu nome próprio felicitar a comissão da CEDEAO para as infra-estruturas, energias e digitalização pela realização do evento na Guiné-Bissau”, disse a governante.

Frisou que foram sem duvidas três dias de intenso trabalho com objectivo de construção de um mercado regional de electricidade regulamentada competitivo e capaz de atrair novos investimentos.

A ministra disse que pretende-se com estes documentos adoptados produzir a facilidade de investimentos no sector energético e em consequência levar a energia eléctrica as comunidades com qualidade e ao baixo custo.

Convitou a Comissão da CEDEAO para energia à contar com as suas contribuições na adopção e implementação de quaisquer estratégias ou políticas que visem melhorar a taxa de eletrificação urbana e rurais no espaço CEDEAO.

Suzi Barbosa sublinhou que a estabilidade governativa da Guiné-Bissau e empenho do Presidente  em Exercício da Conferência de Chefe de Estado da CEDEAO, Umaro Sissoco Embaló tem sido notório.

“Enquanto governo lanço a firme determinação em continuar a trabalhar pela efectiva integração regional em todos os domínios e contribuir com êxito daquela que é a sua primeira presidência da organização”, salientou.

Suzi Barbosa, felicitou os ministros da Energias presentes no encontro, representantes das orgãos especializadas da Comissão de CEDEAO para energia e a comissária de UEMOA para energia pelo seus contributos na realização da referida reunião.

De igual modo felicitou os parceiros técnicos financeiros e a equipa dos consultores que conceberam os documentos discutidos na reunião dos ministros e durante os três dias, bem como ao ministro da Energia e Industria da Guiné-Bissau pela forma como conduziu os trabalhos e a organização do evento.

« Juntos construirémos um mercado regional de electricidade livre, competetivo e atrativo em termos de investimento e para o bem estar das nossas populações”, realçou. »

Dans la même catégorie