AIP L’équipe de l’ABC présente ses nouvelles recrues pour la saison 2024-2025 ANP Bamako abritera du 15 au 16 novembre prochain la 1ère édition des Championnats de taekwondo AES-Russie ANP Diffa : Les efforts du Secrétariat Permanant du DNPGCA dans l’atteinte de la sécurité alimentaire AIP Abraham Diomandé, lauréat du super prix « Plume d’or ivoire 2024 » AIP Sangafowa-Coulibaly établit des contacts fructueux dans le domaine des hydrocarbures en Angola AIP Yamoussa Coulibaly appelle à un renforcement de la coopération Sud-Sud dans le secteur de l’immobilier AIP Le Premier ministre Beugré Mambé attendu à la Conférence de Hambourg sur le développement durable AIP Des start-ups africaines sélectionnées pour la première cohorte du programme « Accelerate » MAP « Mara’Monde 2024 » à Abidjan : La Côte d’Ivoire sacrée championne du monde MAP Sénégal: Macky Sall se retire de son poste d’Envoyé spécial du Pacte de Paris

Ensino/Governo inicia distribuição de manuais escolares e guias de professor para cinco regiões do país


  30 Septembre      3        Education (7404), Société (46624),

 

Bissau,30 Set 24 (ANG) – O Governo, através do Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica iniciou hoje a distribuição de 395 mil manuais escolares e de mais de 13 mil guias de professor produzidos no âmbito do projeto “Educação de Qualidade para Todos”.

Os referidos manuais escolares e guias de professor para o ensino básico, do 1º ao 4º ano, foram produzidos por meio de um trabalho conjunto do Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, através do Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Ensino (INDE), a Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade de Minho(Portugal).
Foram testados em 10 escolas piloto e agora inicia-se a sua distribuição para as 560 escolas públicas abrangidas pelo projeto, em cinco regiões do país: Sector Autônimo de Bissau, Cacheu, Oio, Bafatá e Quinará.

Ao presidir o ato que marcou o início da distribuição dos materiais, o ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, Herry Mané que começou por agradecer aos parceiros sublinhou que é um ato que muito se esperava, não obstante os materiais serem destinados apenas para os alunos de 1º ao 4º ano.

“Portanto, é um processo que agora começou para depois crescer”, frisou, salientando que, para o presente ano letivo tal como prometido na abertura do novo ano letivo, vai haver livros e tabletes para os professores”, disse.

Herry Mané afirmou que os manuais escolares e guias de professor vão permitir ao país ter um sistema educativo harmonizado, quer dizer que nos referidos níveis, os conteúdos a serem lecionados serão as mesmos em todo o território nacional.

Em representação da Confederação Nacional das Associações Estudantis(Conaiguib), Buli Mané afirmou que o lançamento oficial de distribuição dos manuais escolares e guias de professor representa um passo essencial para o fortalecimento do sistema educativo da Guiné-Bissau.

“Este ato marca não só o cumprimento das promessas das autoridades de garantir uma educação de qualidade para todos, mas também a concretização de um esforço conjunto que visa assegurar que os nossos alunos tenham acesso ao conhecimento e as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento”, frisou Mané.

A Representante Residente do Banco Mundial no país, Rosa Brito afirmou na ocasião que a educação é incontornável no desenvolvimento de qualquer país e, que por isso é também fundamental para a organização que representa.

“Acreditamos no potencial transformador de uma educação de qualidade e estamos comprometidos em trabalhar, todos os dias, para continuar a apoiar o sistema educativo na Guiné-Bissau”, disse.

Rosa Brito diz ser esta a primeira distribuição de materiais didáticos alinhados com a nova estrutura curricular, o que representa uma importante mudança em relação aos manuais anteriores que estavam baseados no currículo de 1992.

“Este é só um começo com o novo Projeto Capital Humano. Iremos dar continuidade à distribuição de material didático e à formação de professores, de modo a podermos expandir este trabalho à todo o país e à todas as escolas”, prometeu a Representante do Banco Mundial.

Dans la même catégorie