ACI Congo/Femmes: Incorporer le port du pagne dans les activités du 8 mars, selon Olga Rachelle Mangouandza. MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H

Escritores em Cabo Verde enfrentam dificuldades para encontrarem patrocínios, diz José Maria Almeida


  28 Avril      37        Arts & Cultures (2984), Livres (384),

 

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – O técnico do Arquivo Nacional de Cabo Verde José Maria Almeida, considerou terça-feira que em Cabo Verde os escritores têm dificuldades em encontrar meios para a publicação dos seus livros.
José Maria Almeida transmitiu esta afirmação à comunicação social, por ocasião da apresentação do seu livro “Luiz Filiberti, Physico-Mór da Província de Cabo Verde de 1840 a 26 de Outubro de 1846: Subsídios para uma biografia e três peças arquivísticas inéditas”, que aconteceu no Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, na Cidade da Praia.
Conforme desabafou o autor, a obra ficou pronta em finais de 2019, mas não conseguiu apoio de nenhuma instituição para a publicação do livro naquela época.
“Em pleno início da pandemia, ventilei o pedido junto de 10 instituições, mas infelizmente não houve resposta alguma. A princípio a ideia era de lançar 500 exemplares, mas decidimos diminuir para 250, como forma de diminuir o orçamento que solicitamos”, lamentou José Maria.
Segundo a mesma fonte, estava à procura de dois ou três patrocinadores para a publicação do livro e, no entanto, a Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamento (SISP) decidiu patrocinar, na totalidade, o lançamento da obra.
José Maria Almeida disse que o livro é de interesse para todas as pessoas, jovens, farmacêuticos, médicos, para os serviços de saúde pública, isso porque, segundo o mesmo, a obra fala sobre as quarentenas, junta de saúde militar, junta de saúde pública e sobre a comissão de saúde pública.
“Luiz Filiberti foi Physico-Mór na Guiné-Bissau e em Cabo Verde. Foi durante esse tempo que o país começou a ter a junta da saúde pública, a comissão de saúde pública, a junta da saúde militar”, argumentou.
O autor informou, que Luiz Filiberti nasceu em Itália e formou-se em Medicina na Universidade de Pavia, foi para Portugal, serviu como cirurgião-mór em Bissau, por nomeação provisória do ex-Governador Geral da Província de Cabo Verde e Costa de Guiné, Joaquim Pereira Marinho, entre 13 de Março de 1837 e 16 de Setembro de 1839.
Foi nomeado Physico-Mór da Província de Cabo Verde por decreto de 28 de Janeiro de 1840, exerceu a sua função em diversas ilhas deste arquipélago durante cerca de seis anos.
“Pediu e obteve a sua demissão por decreto de 02 de Setembro de 1845. Continuou a viver nos Picos, interior da ilha de Santiago, até ao dia 26 de Outubro de 1846, data de seu embarque para Lisboa, dois dias após o enterro de seu segundo filho no Cemitério Público da Vila da Praia”, relatou.

Dans la même catégorie