AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Espancamento de jovens em Bafatá/Líder de PUN quer demissão do Ministro de Estado do Interior


  9 Juillet      60        Politique (25166),

 

Bissau,09 Jul 21 (ANG) – O Presidente do Partido da Unidade Nacional (PUN), pediu hoje ao ministro da Ordem Pública e do Interior, Botche Candé que apresente a sua demissão.

“O ministro do Interior deve pedir a demissão no cargo, face a gravidade dos actos ocorridos em Bafatá, em que as forças de ordem obrigaram dois jovens a nadarem na poça, por alegação de que estavam a incitar uma manifestação violenta para reclamar a falta de electricidade naquela cidade.”, justificou Idriça Djaló.

Idriça Djaló falava numa confêrencia de imprensa sobre a situação sociopolitica actual do país e particularmente sobre o que chama de “violencia policial”, ocorrida no passado dia 05 de Julho em Bafatá.

Disse que não acredita que Botche Cande tenha condições políticas e morais para continuar como ministro de Estado do Interior.

“Ele não deve esperar que seja demitido pelo Chefe de Estado, mas como não o fez , estamos a interpelar públicamente ao Presidente da República a assumir as suas responsabilidades constitucionais e demitir o Ministro em causa, porque o acto mancha a boa imagem do país”, disse.

Idriça Djaló salientou que, as imagens de Bafatá vão caracterizar o actual regime e a Guiné-Bissau, mais do que o narcotráfico ou crime de violação dos direitos humanos, uma vez que o ser humano, diz, “foi reduzido ao estatudo de um animal nesse caso, um porco”.

Djaló salientou que o único que pode lavar essa mancha é o Presidente Sissoco Embaló, através da demissão de Botche Candé.

O líder do PUN pede ao Chefe do Governo para dirigir um pedido de desculpas formais ao povo guineense, devido a gravidade desse acto.

Segundo o político, os partidos que sustentam o Governo não devem limitar-se nas palavras ou condenações, mas sim proceder a retirada de confiança ao ministro em causa, sob pena de serem co-responsabilizados pelo ocorrido.
Djaló apela ao Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas para informar aos guineenses se a Guiné-Bissau está em guerra , caso contrário, a partir de hoje, que cesse as exposições que considera de excessivas de “caravanas de militares e policias”.

“Que cada um assume as suas responsabilidades uma vez que as acções de cada um não ficará no vázio ou seja um dia cada um vai assumir a sua responsabilidade e receber o ser quinhão”, referiu.

Djaló disse que por isso, convida à todos os compatriotas guineenses a enfrentarem os seus medos e não aceitarem que a injustiça seja regra no país.

Dans la même catégorie