ANG Sociedade/Disputa de posse de Terra entre populares de “Djal” e “Ponta Zamora” resulta em uma vitima mortal e vários feridos ANG Comunicação social/Televisões e rádios sem transmissões na Guiné-Bissau há várias semanas ANG Comércio/Governo suspende subvenção para aquisição do arroz AIP Abidjan accueille le 5ème Forum régional Afrique-Europe « Notre Futur » AIP Onze élèves ivoiriens vont participer à une compétition mondiale de robotique aux Etats-Unis AIP Eurocham et ses partenaires lancent le projet « S’investir durablement ensemble » à Abidjan MAP Soudan: 391 décès dus au choléra et à la dengue ANP Le CNSP et les syndicats étudiants échangent sur la situation et les défis du secteur de l’éducation au Niger MAP Explosion de la consommation de l’héroïne en Afrique du Sud (étude) MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest

Especialista internacional em comunicação defende que jornalistas têm em suas mãos poderes para solucionar conflitos


  19 Février      51        Médias (2817),

 

Bissau, 19 Fev. 20 (ANG) ̵ O especialista internacional em Comunicação para o Desenvolvimento e Prevenção dos Conflitos defendeu que os jornalistas têm muitos poderes em suas mãos para transformar conflitos e criar soluções.

Formador Sandro Macassi
Sandro Macassi, que falava terça-feira no acto de encerramento do ateliê de capacitação dos jornalistas em matéria de gestão de conflitos, que decorreu sob o tema “jornalismo contributivo para a resolução dos conflitos”, disse que os media podem ajudar a solucionar os conflitos.

 » Os médias têm muitos poderes de cumprir um papel de ponte entre a população, decisores, os políticos, funcionários e as autoridades”, sustentou.

Acrescentou que como os partidos políticos não cumprem os seus papeis que é de levar as necessidades da população as autoridades,e que os meios de comunicação social podem cumprir esse papel especialmente quando surgem conflitos.

Aquele especialista, explica que os conflitos são sintomas dos problemas que crescem dia-a-dia na sociedade, como o de posse da terra que surge em toda a parte, por falta de políticas públicas claras, que geram problemas de interpretações.

« Se os jornalistas analisarem os problemas que estão por detrás dos conflitos e buscando soluções podem ter impacto junto dos decisores, no sentido de fazer cumprir as leis em diferentes zonas do país”, disse Sandro Macassi.

Durante os dois dias do curso, foram tratados entre outros temas, a experiência internacional de gestão de conflitos, o papel das rádios e jornalistas na prevenção de conflitos, a elaboração de uma noticia com uma perspectiva de gestão de conflitos.ANG/MI/ÂC

Dans la même catégorie