MAP Le Maroc, un modèle en matière d’infrastructures (DG d’Africa50) MAP Infrastructures : Le Maroc connaît des progrès significatifs (M. Adesina) MAP Le Mozambique confronté à l’un des taux de prévalence du VIH les plus élevés au monde (MSF) MAP Le président de la BAD salue le leadership de SM le Roi en faveur de la promotion des investissements privés en Afrique MAP Ouganda : 784 cas confirmés de Mpox avec trois nouveaux décès MAP Mme Fettah appelle à une action collective pour améliorer le financement durable du développement en Afrique MAP RDC: Au moins 79 décès dus à une « maladie inconnue » (ministère) MAP Plus de 22 millions de dollars pour aider 88.000 ménages vulnérables dans le sud de Madagascar MAP Ouverture à Rabat des travaux de la 5è édition de l’Africa Investment Forum MAP Bénin: Trois militaires tués dans une attaque dans le nord-est

Estado da Nação: Primeiro-ministro anuncia sucesso na recuperação do turismo e investimentos no sector de transportes


  28 Juillet      63        Economie (22979), Tourisme (401),

 

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou hoje no parlamento durante o debate sobre o Estado da Nação o “notável” progresso alcançado pelo país na recuperação do sector do turismo após a crise provocada pela pandemia da covid-19.
Segundo o primeiro-ministro, o turismo foi o sector mais afectado pela pandemia, porém, “surpreendentemente”, também foi o que “mais rapidamente” conseguiu se recuperar.
“O turismo recuperou para níveis superiores ao período antes da pandemia: 836 mil turistas em 2022”, disse, estabelecendo uma meta para o futuro do sector, afirmando que o país almeja alcançar 1,2 milhões de turistas até o ano de 2026.
O primeiro-ministro enfatizou ainda que o Governo continuará a investir na qualificação dos destinos turísticos de Sal e Boa Vista, bem como na promoção das outras ilhas como destinos turísticos, valorizando as suas especificidades únicas.
No que diz respeito ao sector de transportes aéreos, o líder do Governo reconheceu os impactos devastadores que a pandemia teve sobre as companhias aéreas em todo o mundo, mencionando o golpe sofrido pela TACV em Cabo Verde.
“A empresa está-se a recuperar e a relançar a actividade. Um segundo avião, Boeing 737 Max 8, chegou ao país. Reforça a capacidade da empresa para a retoma das rotas Paris, Boston e Fortaleza. Vamos continuar a apostar na nossa companhia de bandeira”, anunciou.
Ulisses Correia e Silva também abordou a importância de diversificar as opções de transporte aéreo, trabalhando para atrair companhias low-cost para o país, a fim de oferecer alternativas de bilhetes a preços mais acessíveis.
Outro ponto destacado pelo primeiro-ministro foi a concessão da gestão dos aeroportos, um projecto que, disse, já está em andamento.
“Para além dos investimentos, pretende-se ter maior fluxo de aeronaves e passageiros, maior rendimento comercial dos aeroportos, maior promoção de Cabo Verde enquanto destino turístico e destino de investimento, com impacto positivo no crescimento da economia e no emprego”, disse.
No campo dos transportes marítimos interilhas, Ulisses Correia e Silva enfatizou os avanços conquistados após a concessão. Segundo ele, a regularidade, a previsibilidade e as frequências das ligações marítimas aumentaram significativamente.
O primeiro-ministro reiterou o compromisso de investir em barcos sustentáveis e adequados às condições do mar, buscando melhorar tanto o transporte de pessoas quanto o de bens e mercadorias.
“Com os investimentos previstos para aumentar a frota com barcos sustentáveis e adequados aos nossos mares, a qualidade de serviço irá melhorar quer nos transportes de pessoas, quer de bens e mercadorias”, acrescentou.

Dans la même catégorie