AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine ANP Le gouvernement Italien réaffirme sa disponibilité à renforcer sa coopération avec le Niger

Estilista Djamila Pereira quer conquistar mercado europeu


  3 Août      119        Mode (32), Photos (4436),

 

Cidade da Praia, 03 Ago (Inforpress) – A estilista cabo-verdiana Djamila Pereira está a preparar a divulgação, em Portugal, da marca de t-shirts denominada “Africanitas, depois do lançamento oficial no Cabo Verde Fashion Week (CVFW) em 2019, realizado em São Vicente.
Em declarações à Inforpress, Djamila Pereira, que reside há nove anos em Portugal, disse que no momento está a trabalhar na divulgação nas redes sociais, apontando a chegada às passarelas lusas, e estabelecer a marca em  Cabo Verde e Angola como objectivos.
A marca “Africanitas”, que tem como base os padrões africanos e “Pano de Terra”, segundo a estilistas, é fruto das suas “vivências e paragens”, que passaram por Cabo Verde, onde nasceu, Brasil, onde estudou, Angola, onde viveu e Portugal, onde reside há sete anos.
“Estas paragens me deram também inspirações e cores. Mas o pano de terra de Cabo Verde sempre chamou a minha atenção, as cores dos tecidos africanos com os seus padrões lindíssimos, a nossa gente africana com o cabelo natural, em um dado momento, falou mais alto e fez vir ao de cima as Africanitas”, explicou.
“Africanistas”, explicou, são “t-shirts com silhuetas africanas, cabelo afro com uma tiara ou turbantes, sempre usando padrões africanos, adaptadas à preferência dos usuários.
“A criação é o momento mais divertido e intenso, pois, depois de pronta as peças, uso estes padrões africanos para criar destaques, que podem ser um “Africanita” ou “Africanito”, esclareceu a também arquitecta.
As peças, avançou Djamila Pereira, que são feitas à mão, “trabalhadas uma a uma”, podem ser usadas tanto de forma formal, com umas calças em tecido e um “blaser”, como informal, para um passeio.
“Além das t-shirts, estou a trabalhar na moda praia e de ginástica rítmica, onde faço crochê e tecidos de licra com padrões africanos para os confeccionar. Ainda está a dar os primeiros passos, mas já tem confiança no andar”, acrescentou.
“São peças obrigatórias no nosso guarda-roupa, básicas e versáteis. Creio que toda a mulher deveria ser uma Africanita. O meu objectivo é oferecer um produto colorido, criativo e com pormenores, não esquecendo a qualidade”, indicou.
O gosto pela arte, disse que surgiu ainda criança no ciclo preparatório, actual 5° e 6° ano, com os meus professores Sá Nogueira e Edite Ramos, bem como em casa com a mãe, Margarida Moreira.
“É a minha maior fonte de inspiração, ensinou-me muita coisa, deixou-me sempre à vontade para criar”, recordou Djamila Pereira, que é filha do conceituado historiador cabo-verdiano, Daniel Pereira.
Djamila Pereira é formada em Arquitectura pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil) e pós-graduada em Design de Interiores, na Escola Superior de Belas Artes em Lisboa, Portugal.

Dans la même catégorie