MAP Bissau: Les conditions techniques et financières pas réunies pour des législatives le 24 novembre (ministre) MAP Le Maroc, en leader africain, pourrait être un levier stratégique pour la France en vue de partenariats de co-développement avec le continent (géopolitologue français) MAP Une délégation de la CCIS de Souss-Massa en mission de prospection au Sénégal MAP Le projet de Gazoduc Africain Atlantique vise l’émergence d’une véritable prospérité pour l’Afrique et ses populations (Mme Benali) MAP Le développement des compétences et l’innovation, leviers essentiels de l’industrialisation en Afrique (panélistes) MAP Réunion préparatoire de la 8ème Assemblée Générale de la FAAPA APS SENEGAL-TURQUIE-AFFAIRES / Bassirou Diomaye Faye au Forum d’investissement turco-sénégalais d’Istanbul APS Crue du fleuve Sénégal: L’Union de Galoya veut transformer la situation en opportunité APS Bassirou Diomaye Faye au Forum d’investissement turco-sénégalais d’Istanbul APS Amadeus sort « Taaru Sénégal », en hommage aux pionniers de la musique sénégalaise

Estratégia Global Gateway: Equipa Europa e Cabo Verde apresentam pacote de investimento de 246 milhões de euros


  27 Octobre      54        Economie (22664),

 

Lisboa, 26 Out (Inforpress) – A Equipa Europa e Cabo Verde, no âmbito da Estratégia Global Gateway, apresentam um pacote de investimento de 246 milhões de euros que visa impulsionar a transformação para a energia verde, os transportes sustentáveis e a conectividade digital.
A informação foi avançada pela Comissão Europeia, indicando que o pacote de investimento foi acordado durante o encontro entre a presidente da Comissão Europeia, Ursulavon der Leyen, e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na quarta-feira, 25, em Bruxelas (Bélgica), à margem do Fórum Global Gateway que termina hoje.
“A Estratégia Global Gateway da União Europeia tem por fim criar um futuro melhor nos países parceiros. A UE partilha a visão de Cabo Verde de um futuro mais ecológico, mais conectado e economicamente mais independente. Os investimentos hoje apresentados reforçarão a nossa parceria e o nosso compromisso a favor da sustentabilidade e da maior prosperidade de Cabo Verde”, declarou a presidente von der Leyen, ao anunciar o pacote de investimentos.
Neste sentido, a UE e o Banco Europeu de Investimento (BEI) reunirão recursos para conceder uma subvenção mista e um empréstimo-quadro destinados a revolucionar o mercado da energia de Cabo Verde.
De acordo com a mesma fonte, a União Europeia irá contribuir para alcançar a sustentabilidade energética com uma subvenção de 29 milhões de euros, combinada com um empréstimo soberano do BEI de 120 milhões de euros.
O BEI também vai apoiar Cabo Verde através de um empréstimo empresarial de 22 milhões de euros que contribuirá para o projecto de expansão do parque eólico de Cabeólica.
Com o propósito de modernizar as infra-estruturas portuárias do País, a UE vai ainda apoiar o arquipélago com uma subvenção de 25 milhões de euros, combinada com um empréstimo do BEI de até 120 milhões de euros, assim como vai apoiar a ambição de Cabo Verde de se tornar um polo digital na região, sendo que este objectivo será alcançado através de um empréstimo empresarial do BEI de 22 milhões de euros à Cabo Verde Telecom.
“Os acordos em questão constituem progressos significativos para um futuro sustentável e próspero de Cabo Verde. À medida que a Estratégia Global Gateway avança, estas iniciativas abrem caminho a um Cabo Verde mais limpo e mais conectado. O Banco Europeu de Investimento e a UE orgulham-se da sua parceria nesta notável trajectória”, referiu a Comissão Europeia.
A UE e Cabo Verde têm uma Parceria Especial bilateral criada em 2007, a única deste tipo entre a UE e um país africano.
A Estratégia Global Gateway visa reduzir o défice de investimento ao nível mundial e impulsionar ligações inteligentes, limpas e seguras nos sectores do digital, da energia e dos transportes, bem como para reforçar os sistemas de saúde, educação e investigação.

No seu conjunto, visa mobilizar até 300 mil milhões de euros em investimentos públicos e privados entre 2021 e 2027, criando ligações essenciais, e não dependências, e colmatando o défice de investimento mundial.
Também hoje, Ulisses Correia e Silva vai reunir-se com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), JensStoltenberg, no quartel-general da organização político-militar.

Dans la même catégorie