MAP SM le Roi présidera dimanche une veillée religieuse à l’occasion du 26è anniversaire de la disparition de Feu SM le Roi Hassan II ANG Transporte maritimo/”A entrega oficial do navio Centenário Amílcar Cabral, é demonstração clara das excelentes relações entre Guiné-Bissau e Portugal”, afirma PR ATOP Agro-alimentaire : La BAD fait un prêt de 16,4 milliards de FCFA au Togo MAP Le rôle pionnier du Maroc dans la promotion du cinéma africain salué à Cotonou MAP A l’université de Harvard, M. Amrani met en avant la vision de SM le Roi pour une Afrique dynamique et solidaire ANP Niger: La ministre du Tourisme discute avec les responsables des agences de voyage pour renforcer le secteur APS Législatives au Sénégal: La distribution des cartes d’électeurs du 12 octobre au 17 novembre sur le territoire national et à l’étranger APS Lutte contre le changement climatique: une conseillère culturelle mise sur les partenariats des pays MAP SM le Roi félicite le président de la Guinée équatoriale à l’occasion de la fête nationale de son pays ACI Congo/Statistique: Le budget 2025 du Cnfsdp fixé à plus de deux milliards de Fcfa

EU Católica e Colmeia assinam protocolo para promover formação e inclusão social


  27 Septembre      6        Société (46705),

 

Cidade da Praia, 27 Set (Inforpress) – A Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EU Católica) e a Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais (Colmeia) formalizaram hoje, na Praia, um protocolo que visa promover a formação e inclusão social.
O protocolo estabelece uma “parceria sólida” entre as duas instituições, abrangendo áreas como a formação académica, a realização de estágios, a divulgação de informações e outras formas de colaboração que possam surgir ao longo da implementação do acordo.
O compromisso tem duração inicial de três anos, com possibilidade de renovação mediante acordo mútuo.
Para a Colmeia, o protocolo é de extrema importância, pois permite uma interação directa com a comunidade académica, proporcionando aos alunos a oportunidade de compreender e trabalhar com as temáticas relacionadas com a deficiência e as diversas adversidades enfrentadas por pessoas com deficiência.
“Estamos a falar da Colmeia que trabalha com mais de 740 utentes, que são crianças, adolescentes e jovens, e a inclusão deve ser trabalhada em todos os contextos, não só no seio da Colmeia, mas nas universidades, em casa, na rua”, explicou a presidente da Colmeia, Isabel Moniz.
Esta cooperação vai permitir, segundo Isabel Moniz, trabalhar também a sensibilização e a formação dos quadros existentes na instituição, garantindo respostas adequadas e concertadas a esta camada.
A parceria inclui ainda a disponibilização de uma psicóloga com experiência no trabalho com esta população, que prestará serviços em meio período.
“Essa contribuição será fundamental para aprimorar o atendimento especializado oferecido pela Colmeia”, realçou a presidente.
Por seu lado, o director da EU Católica, padre José Eduardo, reafirmou que a assinatura deste protocolo segue a linha de outros acordos firmados pela instituição, que busca marcar sua presença activa na sociedade e contribuir decisivamente para a construção de uma saúde mais resiliente e de uma sociedade mais justa e humana.
A Colmeia tem uma vocação própria e específica, e a EU Católica acredita que pode contribuir significativamente com seus investigadores e psicólogos para o alcance dos objetivos desta associação.
Por isso, frisou José Eduardo, esta colaboração irá fortalecer os laços entre academia e sociedade, com ênfase na assistência a jovens, crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais.
« Assim como Jesus priorizou os mais necessitados, toda a Igreja foca sua atenção nas pessoas que enfrentam maiores dificuldades. Este protocolo está em sintonia com essa teologia do cuidado, que visa apoiar de modo particular aqueles que mais precisam, » destacou o director.

Dans la même catégorie