AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

EUA prevê financiar Angola em 25 milhões de dólares


  5 Mai      163        Economie (20806), Finance (1497),

 

Luanda, 05 de Maio (ANGOP)  – A secretária de Estado adjunta dos Estados Unidos da América, Wendy Sherman, anunciou esta quinta-feira,05, em Luanda, a abertura de uma linha de financiamento no valor de 25 milhões e 36 mil dólares, para apoiar as actividades que reforcem a entrega de vacina.

O anúncio foi feito durante o lançamento da iniciativa do Governo americano para acesso Global a Vacinas (Global VAX), que estabelece uma parceria com o Ministério da Saúde de Angola para impulsionar a vacinação contra a Covid-19 a nível do país.

A iniciativa visa igualmente apoiar os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente, bem como melhorar o alcance comunitário para ajudar a conseguir mais doses de vacinas para mais pessoas em todos o país.

A secretária de Estado adjunta sublinhou ainda que com esse apoio eleva os investimentos para mais de 39 milhões de dólares, em resposta à Covid-19 no país.

Neste contexto, salientou o sucesso de Angola a nível da província de Luanda, considerando que 77 por cento das pessoas elegíveis para a vacinação receberam pelo menos uma dose, neste caso, referiu ser preciso aproveitar o sucesso e alargar para todas as províncias, sendo que a iniciativa Global VAX irá jogar um papel importante.

Wendy Sherman referiu também que ao longo das últimas décadas os EUA forneceram mais de 630 milhões de dólares para fazer face às necessidades e apoiar o sistema de saúde em Angola.

Por sua vez, a ministra de Estado para os Assuntos Sociais, Carolina Cerqueira, agradeceu a iniciativa Global Vax dos EUA, sublinhando que vai juntar-se aos esforços nacionais de fazer chegar a vacina a cada cidadão, particularmente nas zonas mais remotas, com a perspectiva de ampliar a oferta.

“Com o apoio do governo norte-americano, com a doação de seis milhões de doses, permitiu vacinar 3.8 milhões de pessoas com duas doses da vacina da Pfizer”, referiu.

A governante referiu ainda que o país iniciou a campanha de vacinação em Março de 2021, tendo até ao momento vacinado 12,2 milhões de pessoas com a primeira dose e mais de seis milhões com a segunda, numa população avaliada em mais de 18, 9 milhões, para vacinar.

O Acesso Global à Vacina (Global VAX), foi projectado para atingir a meta global de vacinar 70 por cento da população mundial contra a Covid-19 em 2022, esta iniciativa fornece suporte e recursos para aumentar o acesso às vacinas para um grupo inicial de países na África Subsariana, incluído Angola.

Dans la même catégorie