MAP M. Bourita réaffirme le soutien du Maroc à la stabilité du Burkina Faso MAP L’Afrique du Sud toujours aux prises avec des défis en matière des droits de l’homme (Commission) MAP Le Maroc n’a ménagé aucun effort pour témoigner toute sa solidarité au Burkina Faso face au défi sécuritaire (MAE burkinabè) APS Kédougou : vingt-cinq journalistes formés sur la promotion du contenu local APS Des techniciens planchent sur le développement des PME au Sénégal APS Mortalité maternelle : plaidoyer pour la construction d’un centre de transfusion sanguine à Saint-Louis ANP Ramadan 2023 : Le Premier Ministre invite les fidèles nigériens à cultiver au quotidien la cohésion sociale, le pardon et la tolérance ANP Niamey abrite la 1ère session de la commission mixte Nigéro-Monégasque Inforpress Banco Mundial compromete-se a apoiar Cabo Verde a eliminar pobreza extrema Inforpress ADAD chama a atenção para a necessidade de mobilização de água e boas práticas no seu tratamento

Exposição « Angola Janga » arranca esta sexta-feira


  26 Juin      39        Arts & Cultures (2526), Arts plastiques (54),

 

Luanda, 26 de Junho (ANGOP) – Uma exposição denominada « Angola Janga » inicia-se esta sexta-feira (28) e prolonga-se até 11 de Agosto próximo, em Luanda, numa iniciativa do Centro Cultural Brasil-Angola e a embaixada do Brasil acreditada em Angola.
O facto foi anunciado terça-feira (25), em conferência de imprensa, pelo embaixador do Brasil acreditado em Angola, Paulino Franco de Carvalho Neto, tendo sublinhado ser a exposição baseada num trabalho de banda desenhada de autoria do cartoonista e professor brasileiro Marcelo D’Salete.
A exposição é parte do prémio mais relevante a nível do Brasil « Jabuti 2018 », na categoria « história em quadrinhos », denominação da banda desenhada no Brasil, ganho pelo cartoonista.
« Angola Janga » ou seja « Pequena Angola » é um símbolo do Quilombo dos Palmares, principal foco de resistência à escravidão no Brasil colonial, formado em fins do século XVI, em Pernambuco.
O Quilombo dos Palmares constituiu, por mais de 100 anos, um « verdadeiro reino africano em terras brasileiras » . A data da morte de Zumbi dos Palmares (20 de Novembro) tornou-se o « Dia Nacional da Consciência Negra ».
O projecto visa fomentar o gosto pela leitura e promover a literatura em língua portuguesa, utilizando a capacidade das bandas desenhadas de contar histórias relevantes de forma lúdica e fácil compreensão ao público e em todas as idades. Por outro lado, visa também fomentar o intercâmbio entre artistas e apreciadores da « nona arte » do Brasil e de Angola.
Segundo o diplomata, a exposição « Angola Janga  » evidencia a contribuição das populações de origem africana para a formação política, económica e sociocultural do Brasil e traz uma reflexão até aos dias actuais.
Anunciou também a deslocação a Angola, na segunda quinzena de Julho próximo, do autor da exposição para participar do evento com uma série de oficinas, palestras e entrevistas.

Dans la même catégorie