MAP Une délégation paraguayenne salue la dynamique de développement à Dakhla-Oued Eddahab MAP Le Togo n’exclut pas de rejoindre l’Alliance des Etats du Sahel MAP La Côte d’Ivoire en phase d’élaboration de son PND pour la période 2026-2030 MAP Les relations entre le Maroc et le Malawi connaissent une évolution significative ces dernières années (M. Bourita) MAP Conflit au Soudan: Des milliers d’enfants menacés par la malnutrition aiguë sévère en 2025 (ONU) Inforpress São Vicente: Dirigente do clube Salamansa queixa-se de problemas com o transporte das suas equipas de futebol Inforpress Cenorf de porta fechada por falta de técnicos ortoprotesistas reconhecidos pela ARES no país Inforpress Custo do funcionamento da democracia sem ligação a maior ou menor dimensão dos governos – PM Inforpress Mundial/Andebol: Cabo Verde estreia-se hoje na Croácia diante da Islândia ACI Congo/FAC: Plus de 200 agents du Kouilou et de Pointe Noire portent leurs insignes

”Festival Cultural denominado PSAP visa despertar a atenção do mundo sobre potencialidades turística da Ilha de Jeta”, diz Adelino da Kosta


  30 Décembre      8        Arts & Cultures (3578),

 

Bissau, 30 Dez 24(ANG) – O operador turístico Adelino da Kosta afirmou que a realização do 1º Festival Cultural da Ilha de Jeta, denominado de “PSAP”, visa despertar a atenção do mundo sobre as potencialidades turísticas daquela Ilha, situada no setor de Caió, região de Cacheu, norte do país.

O evento foi animado no passado sábado,(28) na Ilha de Jeta com atividades culturais, desfiles de três grupos de dança, nomeadamente Pidjat, Prit e Ksset.

Os grupos dançaram ao som de tambores e apresentaram a história, as tradições e os rituais da etnia manjaca, o 4º maior grupo étnico da Guiné-Bissau, compartilhando as suas histórias sagradas.

Ao intervir na abertura do Festival, o promotor e patrocinador do evento, Adelino da Kosta destacou que o PSAP significa no dialeto manjaco, o suporte para homenagear os seus antepassados e perspectivar o futuro.

“Este Festival realmente desperta a atenção do mundo sobre as potencialidades da Ilha de Jeta, que não deve continuar no esquecimento a que foram votadas”, afirmou.

Da Kosta admitiu que a 1ª Edição do Festival PSAP possa fazer muitos filhos de Jeta , que vivem em Bissau e no estrangeiro, voltarem à ilha e participar no seu desenvolvimento.

“Este festival vai fazer os nossos cidadãos na diáspora refletirem sobre os que ficaram na ilha a enfrentar dificuldades de vida. As pessoas têm que ter a consciência de que emigraram em busca de melhores condições de vida para depois regressar à terra Natal”, referiu.

Aquele operador turístico e proprietário do “Hotel Bruce”, em Bubaque, sublinhou que ficou contente com o apoio que recebeu da população para voltar a sua terra Natal – a Ilha de Jeta.

Dans la même catégorie