APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Finanças/Bissau acolhe ateliê sobre “Educação Financeira e Protecção de Clientes”


  2 Juillet      84        Economie (20953),

 

Bissau,02 Jul.21(ANG) – A capital Bissau acolhe esta sexta-feira um ateliê sobre a “Educação Financeira e Protecção de Clientes”, organizado pela Agência de Supervisão de Actividades de Poupança e Microcrédito do Ministério das Finanças.

Em declarações à imprensa sobre o que pretendem com o referido ateliê, a Presidente do Comité Nacional de Seguimento e Implementação da Estratégia Nacional da Inclusão Financeira(CNSMO), Mussuba Canté disse que a iniciativa visa dar respostas ao que está previsto no documento estratégico de inclusão financeira.

“É um documento comunitário da União Económica e Monetária Oeste Africana(UEMOA), no qual todos os países membros estão a esforçar-se no sentido de reforçar a educação financeira e protecção de clientes nos respectivos países e a Guiné-Bissau não pode ficar de fora”, explicou.

Aquele responsável sublinhou que é um processo contínua e inovadora de mudança de cultura e hábitos das pessoas sobre a forma de gestão financeira, por isso exige acções contínuas de forma a atingir o impacto desejado.

Os trabalhos deste ateliê foram iniciados no leste do país, concretamente em Bafatá, e prosseguiram em Canchungo e agora decorrem no Sector Autônimo de Bissau.

Questionada sobre o que esperam com as acções de formação, Mussuba Canté disse que visa atingir, num período de cinco anos, pelo menos 75 por cento de população adulta, de forma a puder estar bem informada e saber fazer melhor uso dos produtos e serviços financeiros.

“Em várias ocasiões, uma pessoa que desconhece um certo serviço, tem dificuldades em fazer o seu uso e esse facto impede a pessoa de tirar vantagens nele existentes”, afirmou.

Mussubá Canté salientou que os serviços de inclusão financeira dão oportunidades de realização de projectos à todas as franjas da sociedade, inclusivé às mais vulneráveis da vida económica.

“A titulo de exemplo uma população que não tem conhecimento sobre a utilização de serviços financeiros, mesmo que beneficiar de crédito bancário não consegue fazer o uso correcto do dinheiro recebido, e sendo assim é um desperdício”, disse.

Ao presidir a cerimónia de abertura do ateliê, o Secretário de Estado do Tesouro,Ilídio Té afirmou que a educação financeira é considerada um dos pilares fundamentais da inclusão social.

Razão pela qual , segundo Té, o Ministério das Finanças em colaboração com o Banco Central de Estados da África Ocidental(BCEAO), se envolveu no processo de educação financeira, com vista a proporcionar à toda a população guineense um dispositivo apropriado para educação financeira e protecção de clientes permitindo-lhes melhorar a compreensão e, consequentemente, saber fazer suas escolhas financeiras.

Disse que a implementação da educação financeira no país revela a necessidade de fazer uma sensiblização massiva e permanente, dirigida, principalmente, à camada mais vulnerável da população, razão pela qual o Governo disponibilizou meios financeiros para a realização de ateliês sobre a matéria nas regiões do interior do país.

Segundo a Directora Nacional do Banco Central de Estados da Àfrica Ocidental(BCEAO), Helena Nosoline Embaló, o acto de lançamento do referido ateliê é o culminar do ciclo de sensibilização levado a cabo pelo Governo em colaboração com o BCEAO nas regiões de Bafatá e Cacheu congregando diferentes actores envolvidos na inclusão financeira.

“Espero que o encontro permita aos participantes melhorarem as suas compreensões em relação aos conceitos e produtos financeiros, para que possam desenvolver conhecimentos e competências necessárias para se tornarem mais consciêntes das oportunidades de que podem beneficiar”, referiu Helena Nosoline Embaló.

Os participantes no ateliê serão capacitados com os conhecimentos sobre como compreender e melhorar o seu bem estar financeiro, como melhorar as actividades de educação financeira através do sistema escolar ou fora dele, a compreensão da importância de economizar para ter mais poupança entre outros.

Dans la même catégorie