AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao MAP Les moyens de promouvoir la coopération agricole au centre d’entretiens entre M. Sadiki et son homologue de la Guinée-Bissau MAP CAN de futsal (Demi-finale) : Finale et ticket du Mondial pour l’Angola vainqueur de l’Egypte 7 à 3 MAP Togo: Nouveau vote des députés pour ou contre la nouvelle Constitution MAP RDC: des milliers de personnes affectées par des inondations dans l’est du pays MAP Agriculture/Irrigation : La République du Congo veut tirer profit de l’expérience marocaine (ministre congolais) MAP Agriculture : Le Cap-Vert déterminé à concrétiser sa coopération avec le Maroc (ministre capverdien)

Finanças/FMI vai retomar programa financeiro com a Guiné-Bissau suspenso há quatro anos


  21 Juin      133        Economie (20949), Finance (1502),

 

Bissau,21 Jun 22(ANG) – O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional(FMI), autorizou a retoma do seu programa financeiro com a Guiné-Bissau, no âmbito da Facilidade de Crédito Alargado(ECF), suspenso há quatro anos.

Em conferência de imprensa realizada, segunda-feira, em reação a decisão do FMI, o primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam disse que, esta organização havia cortado relações com a Guiné-Bissau depois do lançamento do “turbulento” programa de resgate.

“Era preciso lutar para conseguir o regresso do Programa com o FMI. E isso, dependia da nossa performance, enquanto Governo”, salientou o primeiro-ministro.

Nabiam adiantou que, não obstante a crise sanitária provocada pela Covid-19, que tiveram  logo que enfrentar, o Governo conseguiu assegurar as condições mínimas de funcionamento do aparelho de Estado e da economia.

Informou que, em 2020, o país registou um crescimento do Produto Interno Bruto(PIB) de 1,5 por cento e em 2021 de cerca de 6,5.por cento.

“Estamos aqui hoje, para vos anunciar com muita honra, que o Conselho de Administração do FM, que há seis anos, não apreciava nenhum dossiê da Guiné-Bissau, por razões atrás referidas, acaba de aprovar dois dossiês importantes sobre o país, nomeadamente os Relatórios de avaliação de execução do Programa de Referência(SMP), acordado em julho de 2021 e o de Avaliação feita ao abrigo do Artigo IV do FMI”, disse.

Nuno Gomes Nabiam disse que, com este passo, está aberto o caminho para se iniciarem as negociações para um Programa Financeiro com o FMI ao abrigo de Facilidade de Crédito Alargado (FCA).

O primeiro-ministro garantiu que já estão asseguradas as bases rumo ao desenvolvimento de forma sustentada e duradora, do país pois segundo ele, ainda no decurso deste ano, a Guiné-Bissau irá beneficiar de « apoios importantes e necessários para financiar o seu desenvolvimento.

“Destacamos, entre outros e desde já, o financiamento eminente do Banco Mundial, no valor de 70 milhões de dólares para a realização da estrada Safim/Mpack”, disse o chefe do Governo de iniciativa presidencial.

Dans la même catégorie