MAP Finance durable : Bank Of Africa s’engage pleinement lors de la 16ème édition du SIAM MAP Match USMA-RSB: La CAF sanctionne l’USMA par un forfait de 0-3, le match retour maintenu à Berkane (FRMF) APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Kaffrine : une “case culturelle de bon voisinage” inaugurée à Kelimane APS SENEGAL-ECONOMIE / À Dakar, le petit commerce est victime des opérations de désencombrement APS SENEGAL-SANTE / Ibrahima Sy tend la main aux acteurs pour construire un système “résilient et durable” APS SENEGAL-SANTE / Commerce illicite des médicaments : cinq nouveaux pharmaciens inspecteurs pour épauler l’ARP APS SENEGAL-SOCIETE-JUSTICE / Amnesty international invite le président Faye à abroger l’arrêté ”Ousmane Ngom” MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis

Finanças/Missão Técnica do FMI estabelece acordo com governo sobre as politicas económicas e financeiras


  29 Mai      38        Finance (1503),

 

Bissau, 29 Mai 23 (ANG) – O chefe da Missão Técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou ter chegado a um acordo com as autoridades nacionais sobre as politicas económicas financeiras capazes de suportar a aprovação da segunda avaliação do programa de facilidade de crédito alargada que será submetida ao Conselho Administração do Fundo em Agosto do corrente ano.

Em declarações a imprensa, José Gijon disse que esta é segunda revisão trimestral do referido programa e que depois da sua apreciação e aprovação pelo Conselho de Administração do FMI, a Guiné-Bissau vai receber 3,2 milhões de dólares.

“Apesar de ter registado um crescimento moderado em 4,2 por cento, a subida de preço das matérias-primas associado a guerra na Ucrania, sobretudo os géneros alimenticios e combustivel, levou a inflação em cerca 7,9 por cento e contribui no alargamento do atual défice da conta corrente”, disse. Gijon.

Adiantou que, no ambiente do contexto económico politico complexo, a avaliação focou-se na apreciação nos avanços da implementação do programa.

“Os programas do FMI são das autoridades e apoiadas pela instituição financeira internacional, por isso a missão apenas vai aconselhar e explicar quais podem ser as politicas a adoptar para atingir os objectivos desejados”disse José Gison.

Afirmou que o desempenho nesta avaliação foi satisfatório, nomeadamente do lado das reformas estruturais e nem todo no lado dos critérios quantitativos.

Segundo José Gijon, no lado dos critérios quantitativos, três dos cinco pontos não foram observados, nomeadamente, o piso da receita fiscal, por uma pouca ligeira falta do desempenho das alfândegas e o tecto salarial que foi ultrapassado por causa da reintegração de alguns funcionários suspendidos após o recenseamento feito em 2022, mediante normas estatutárias.

Uma outra situação não atingida, de acordo com o chefe da Missão Técnica do FMI, é o teto do saldo orçamental primário, devido a menor receita fiscal, pesqueira, aumento das despesas correntes estimado e o pagamento das faturas devidas à empresa fornecedora da luz elétrica.

Quanto as reforma estruturais, disse que foram satisfeitas todas as referências desta segunda avaliação, assim como uma da terceira que será feita em Setembro e da quarta a decorrer em Dezembro do ano em curso.

Recomendou as autoridades nacionais a continua tomada de medidas adicionais para melhorar o saldo orçamental e reduzir a dívida pública, alegando ser o objectivo principal do programa apoiado pela instituição financeira.

Pediu a conclusão da instalação dos contadores pré-pagos para se aumentar a receita da empresa distribuidora da corrente elétrica, assim como o aumento da transparência de contratação pública e outras medidas chaves para melhorar a gestão das finanças publicas, que passa pela contenção das despesas mobilização de mais receitas.

Gijon sustentou que o sucesso na implementação de um programa continua a ser essencial e apoio dos parceiros da comunidade internacional mediante os donativos e empréstimos concessionais.

Agradeceu as autoridades pela abertura e trocas de opiniões, aguardando com espectativa a continuação de uma estreita cooperação no contexto das próximas avaliações do mecanismo de crédito alargado

Dans la même catégorie