AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Fogo: Chã das Caldeiras acolhe no final desta semana a edição de Challenge Cup Teqball


  15 Juillet      20        Politique (25166),

 

São Filipe, 15 Jul (Inforpress) – A recém-criada Associação Regional de Teqball da ilha do Fogo promove, nos dias 17 e 18 de Julho, em Chã das Caldeiras, a edição de Challange cup de Teqball.
A ideia da realização da challange cup em Chã das Caldeiras, que este fim de semana acolhe a festa religiosa em comemoração da sua santa padroeira, Rainha de Cabo Verde, surgiu na sequência do encontro realizado no passado mês de Junho entre os dirigentes da associação e o vereador do desporto da câmara de Santa Catarina, visando a massificação desta nova modalidade a nível da ilha.
Segundo Pedro Pires, um dos dirigentes da associação, no sábado, dia 17, serão realizadas as partidas eliminatórias para apuramento de cinco equipas de Santa Catarina que vão participar na fase final que se realiza no domingo, 18.
A final, em princípio, contará com a participação de 12 equipas na categoria dupla, sendo cinco de São Filipe, cinco de Santa Catarina, uma da Brava e outra de Tarrafal de Santiago, cuja participação deverá ser confirmada durante o dia de hoje, devido a problemas de transportes.
Na categoria individual, que deverá contar com um representante da Cidade da Praia, caso consiga viajar, ainda não está determinado o número de participantes, mas cada um dos municípios da ilha do Fogo poderá participar com cinco jogadores.
As partidas desta modalidade criada em 2012 por dois húngaros, serão disputadas em mesas de teqball curvadas com bola de futebol de campo de tamanho oficial, podendo ser em duplas ou simples.
No caso de dupla, os jogadores podem dar até três toques na bola, sendo apenas um toque por vez para cada jogador, mas a bola não pode ser tocada nunca com as mãos ou braços.
Paralelamente ao torneio de teqball, a associação, em concertação com a coordenação do Parque Natural do Fogo (PNF), tem agendado outras actividades, nomeadamente a fixação de plantas endémicas na comunidade, prevendo para os dois dias a fixação de duas centenas de plantas endémicas.
A Associação Regional de Teqball foi criada há cerca de três meses e neste momento o estatuto encontra-se na Conservatória dos Registos para o processo de registo.
Desde a criação, os seus responsáveis promoveram algumas actividades, tais como encontros com os vereadores dos desportos das câmaras municipais da ilha e a realização de sessão eliminatória das equipas do município de São Filipe, visando a participação na challange cup de Chã das Caldeiras.
JR/DR
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie