São Filipe, 24 Dez (Inforpress) – A consulta pública do estudo de impacto ambiental (EIA) do projecto « Sodad Ecocamp Resorts », localizado em Chã das Caldeiras, na área do Parque Natural do Fogo (PNF) termina na próxima quinta-feira, 26 de Dezembro.
A proposta consiste na construção de um eco-resort integrado à paisagem vulcânica de Chã das Caldeiras, com o objectivo de oferecer uma experiência turística de luxo sustentável e em harmonia com a natureza e o documento está em consulta pública há mais de um mês na sede do Parque Natural do Fogo em Chã das Caldeiras.
O projecto ocupará um terreno de três mil metros quadrados e será desenvolvido em duas fases: a inicial, com quatro unidades de alojamento, e uma fase posterior, que adiciona seis unidades, totalizando dez.
As estruturas serão compostas por tendas geodésicas metálicas, de montagem rápida, com seis metros de diâmetro cada, feitas em PVC. Essas tendas estarão estrategicamente posicionadas para oferecer privacidade, exclusividade e vistas deslumbrantes do vulcão do Fogo.
O espaço ao redor será enriquecido com árvores frutíferas, como figueiras, vinhas e macieiras, criando uma atmosfera de tranquilidade e conexão com a natureza.
O documento a que a Inforpress teve acesso destaca que, apesar de terem sido identificados impactos ambientais negativos, o estudo aponta que os mesmos podem ser mitigados por meio de medidas específicas.
Como benefícios o EIA que ainda pode ser consultado pelos interessados e propor recomendações e sugestões, destaca o fortalecimento do turismo de natureza, a promoção da economia local e a conservação dos recursos naturais da região.
A consulta pública do EIA é uma oportunidade para que os cidadãos e organizações interessadas contribuam com sugestões e avaliações sobre o projecto Sodad Ecocamp Resorts antes do aval da Direcção Nacional do Ambiente para a sua materialização.