São Filipe, 08 Jan (Inforpress) – O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, reconheceu na terça-feira, 07, a importância da Rádio Mosteiros FM e a necessidade de continuar a incentivar a imprensa regional.
O governante, que participou nas actividades comemorativas dos 24 anos da criação da estação radiofónica Mosteiros FM, expressou “grande satisfação” por representar o Governo nas comemorações.
“A nossa presença é para mostrar a gratidão pelo trabalho que ele desenvolveu ao longo destes 24 anos, tanto na diáspora como aqui na Região Fogo/Brava, e para reconhecer o que tem sido o trabalho da Rádio Mosteiros FM como imprensa regional”, disse Lourenço Lopes.
A rádio Mosteiros FM, que é propriedade do emigrante cabo-verdiano nos Estados Unidos, John Lopes Monteiro, é uma rádio regional que cobre as ilhas do Fogo, Brava, Santiago e Maio.
O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro destacou a “contribuição significativa” da Rádio Mosteiros FM na promoção da cultura, identidade e músicas regionais, afirmando que a imprensa regional tem um “papel essencial” na valorização das comunidades locais.
« A rádio tem se mostrado fundamental para dar voz às comunidades, promovendo suas regiões e sua cultura. A Mosteiros FM desempenhou um papel de destaque e pode fazer ainda muito mais », afirmou.
Lourenço Lopes ressaltou o apoio do Governo ao fortalecimento da imprensa regional e comunitária, mencionando a importância da diversificação na programação das rádios, que devem abordar temas, além da música, como desporto, saúde, educação e cultura, porque, explicou, “esse modelo de comunicação pode empoderar as ilhas e as regiões e proporcionar um nicho essencial para o desenvolvimento local”.
Como parte desse apoio avançou que o Governo tem implementado incentivos fiscais e financeiros para rádios regionais e comunitárias.
Uma das medidas mais destacadas, elencou, foi a isenção de impostos para a importação de veículos e equipamentos, além de um apoio anual de 250 contos para cada uma das dez rádios comunitárias e 315 contos para rádios regionais como a Mosteiros FM, entre outras.
Lourenço Lopes aproveitou a ocasião para reforçar a importância da região do Fogo no contexto nacional e destacou a “boa cobertura” da ilha pelos órgãos da comunicação como a Inforpress e a RTC.
O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro anunciou a instalação da delegação da Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) na ilha do Fogo, que trará melhores condições e “um impacto maior” em profissionais de comunicação na região.