Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao MAP Les moyens de promouvoir la coopération agricole au centre d’entretiens entre M. Sadiki et son homologue de la Guinée-Bissau MAP CAN de futsal (Demi-finale) : Finale et ticket du Mondial pour l’Angola vainqueur de l’Egypte 7 à 3 MAP Togo: Nouveau vote des députés pour ou contre la nouvelle Constitution

Fogo: Projecto Vitó coordena produção de documentário sobre conservação das aves marinhas


  11 Mars      68        Environnement/Eaux/Forêts (6450),

 

São Filipe, 11 Mar (Inforpress) – A Associação Projecto Vitó coordena a produção de um documentário sobre a conservação das aves marinhas de Cabo Verde, coordenado por Herculano Dinis, que vai incidir sobre todas as espécies de aves marinhas de Cabo Verde.
Trata-se, segundo o coordenador do Projecto Vitó, Herculano Dinis, de um trabalho realizado em colaboração com outras organizações não-governamentais que trabalham no sector do ambiente, como a Biosfera e a Lantuna.
Uma equipa de três profissionais está a proceder a filmagem para a produção de um documentário de 45 minutos que será exibido na televisão de Cabo Verde e de outros países, disse o professor de Zoologia da Universidade de Barcelona, Jacob Gonzalez Solis, sublinhando que a equipa já visitou a Baía de Inferno (Santiago), trabalhou na ilha do Fogo na monitorização dos ninhos de Gongon, tendo depois se deslocado ao Ilhéu de Cima, onde durante dois dias realizou o trabalho de terreno.
A equipa, que se encontrava na ilha Brava deve, deslocar-se na próxima semana à ilha da Boa Vista, já que o documentário abrange todos os locais de reprodução das aves marinhas para mostrar as oito espécies de aves marinhas que estão a reproduzir em Cabo Verde, das quais cinco são endémicas.
Daí, explicou, a importância da sua divulgação porque o País tem “grande responsabilidade” na conservação das espécies endémicas e, para tal, é preciso que as pessoas conheçam esta realidade e ajudem na protecção.
O Ilhéu de Cima é, no dizer do professor, um “lugar-chave” para a reprodução das aves marinhas em Cabo Verde e com “importância internacional pela quantidade e diversidade” de aves marinhas que reproduzem neste espaço.
Por isso, destacou o trabalho que o Projecto Vitó está a implementar neste espaço com a presença de, pelo menos, duas a três pessoas durante todo o ano no Ilhéu de Cima, para garantir a sua protecção e a monitorização de todas as aves marinhas que estão a reproduzir ao longo do ano.
Jacob Gonzalez Solis referiu que em reprodução do Pedreiro Azul, por exemplo, em Cabo Verde existem lugares importantes para reprodução, nomeadamente o Ilhéu de Cima, o mais importante, os Ilhéus de Laja Branca (Maio) e dos Pássaros (Boa Vista).
Sublinhou que no Ilhéu dos Pássaros estão a trabalhar na colocação de ninhos artificiais (caixas de madeira) que permitem aos animais reproduzir com mais segurança, além de facilitar o seu seguimento e monitorização.
A mesma fonte indicou que o documentário terá um lançamento internacional para que as pessoas conheçam a realidade e entender que é importante conservar as aves marinhas, que é “uma das grandes riquezas” de Cabo Verde.

Dans la même catégorie