AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Fogo: três anos consecutivos de seca com impacto negativo na produção de videiras – responsável adega Chã


  23 Juin      33        Environnement/Eaux/Forêts (6388),

 

São Filipe, 23 Jun (Inforpress) – Os três anos consecutivos de seca que assolaram a ilha do Fogo está a ter um impacto negativo na produção de sequeiro das videiras na zona de Chã das Caldeiras e parte alta do município dos Mosteiros.

O responsável da adega Chã, da Associação dos vitivinicultores de Chã das Caldeiras, David Gomes Monteiro “Neves”, ele que é também técnico agrário, assegurou à Inforpress que a produção deste ano “é baixíssima”, situada à volta dos 30 por cento (%) em relação a produção de 2019, que também não era boa.

“Já fizemos visitas de campo a algumas parcelas de viticultura e dentro de Chã das Caldeiras a produção é praticamente nula devido a falta de chuvas, e nas zonas de Montinho, Monte Losna da parte norte e Penedo Rachado a produção é fraca”, destacou o responsável da adega, indicando que a baixa produção é o resultado das secas dos três últimos anos.

Este sublinhou que devido a falta de chuvas e apesar dos vitivinicultores terem efectuados podas nas videiras, como habitualmente acontece, muitas plantas não revitalizaram, o que segundo o mesmo, constitui outro problema para o futuro, porque se as videiras não tiverem lançamento para a realização da poda ela não poderá fortificar, representando, assim, a diminuição na produção nos próximos anos.

“Há zonas mais ou menos e com bons lançamentos para fazer poda no próximo ano, mas há outras zonas em que as plantas não reagiram à poda”, revelou David Gomes Monteiro “Neves”.

A mesma fonte indicou que o cultivo de videira no regime de sequeiro tem conhecido aumento de ano para ano, apesar da seca, e que para a próxima campanha agrícola, milhares de covas estão já preparadas para a plantação de plantas de videira e de outras fruteiras de sequeiro, observando que todos estão esperançosos na queda de chuvas de forma significativa para uma excelente plantação e para uma melhor produção no ano de 2021.

O responsável da adega Chã indicou que a campanha de vinificação vai arrancar na próxima segunda-feira, 29 de Junho, observando que esta actividade inicia-se mais cedo, porque nos anos de seca a uva tem a tendência de amadurecer um pouco mais cedo e a colheita tem de ser feita na hora própria para evitar que os bagos percam o suco.

A adega, segundo a mesma fonte, está a “desenrascar-se”, porque a construção da nova adega definitiva ainda não aconteceu e está-se a fazer de tudo para produzir e resolver os problemas dos agricultores associados.

Devido a pandemia de novo coronavírus (covid-19) a produção do ano passado encontra-se nos armazéns e com pouca saída, conforme o responsável da adega, para quem “se houvesse uma produção como a do ano passado a adega ficava saturada e sem espaço para receber a uva”.

Dada a fraca produção deste ano a adega que funciona em espaço provisório, ainda dispõe de alguma zona para receber a uva e vai conseguir absorver a produção e trabalhar sem grandes dificuldades.

Além da adega Chã, da Associação dos vitivinicultores de Chã das Caldeiras, existe a adega Sodade que trabalha com viticultores de zonas altas dos Mosteiros e de Chã das Caldeiras, mas não foi possível contactar o seu responsável para ter a sua previsão em relação a produção das videiras.

Para além das adegas Chã e Sodade, existe a nível da ilha mais uma adega, a de Monte Barro, que está ligada à vinha Maria Chaves cuja produção de matéria prima não é pelo regime de sequeiro, mas através da rega gota a gota.

Dans la même catégorie