APS SENEGAL-ENERGIE-MEDIAS / L’AJTREPE et l’INPG signent une convention pour renforcer les capacités des journalistes APS SENEGAL-EDUCATIN-EMPLOI / Lancement d’un programme de recrutement spécial de 2 000 enseignants pour l’année scolaire en cours (communiqué) APS SENEGAL-JUSTICE / Les placements sous surveillance électronique passent de 278 à 562 en deux ans (officiel) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Olivier Boucal donne le coup d’envoi des concertations nationales de la réforme du secteur public APS SENEGAL-JUSTICE / Amendes pénales : plus de trois milliards de francs CFA non recouvrés entre 2022 et 2024 (garde des sceaux) APS SENEGAL-SPORTS-MEDIAS-AMBITION / Dsports TV veut s’installer “durablement” dans le paysage médiatique (PDG) APS SENEGAL-AFRIQUE-SECURITE-FORMATION / CHEDS: rentrée académique des auditeurs de la promotion 2024 APS Le reporter-photographe Abdou Khadre Seydi de l’APS reçoit le Grand Prix 2024 photo de la FAAPA APS SENEGAL-ECONOMIE / L’innovation et la compétitivité des entreprises au coeur de la 4ème édition du Forum de la PME APS SENEGAL-FRANCE-GOUVERNANCE-COLLECTIVITÉS / Balla Moussa Fofana souligne l’importance de la valorisation des ressources humaines territoriales

Forças Armadas recebe equipamentos de saúde para reforço da sua missão humanitária


  10 Décembre      7        Société (47825),

 

Cidade da Praia, 10 Dez (Inforpress) – As Forças Armadas de Cabo Verde receberam hoje, do Reino de Marrocos, um conjunto de equipamentos de saúde que irão contribuir para a melhoria da prestação do serviço de saúde da instituição castrense e da população cabo-verdiana.
A entrega do donativo, feita pelo encarregado de negócios da Embaixada do Reino de Marrocos, Hassan Safara, aconteceu no Quartel Eugénio Lima, na cidade da Praia, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Defesa Nacional, Janine Lélis.
A governante começou por agradecer ao Reino de Marrocos pela “doação simbólica, mas muito relevante” para Cabo Verde uma vez que vai ajudar o país na reforma do sector da saúde militar, permitindo, assim, melhorar a prestação de serviço e o funcionamento das Forças Armadas.
« Já fizemos, até agora, o reforço das condições para a inspecção militar, inauguramos um centro de saúde no Centro de Instrução Militar de São Vicente, em Morro Branco, brevemente, vamos inaugurar, na Praia, um centro de saúde na 3.ª Região Militar, e também já reformulamos, através de um novo decreto do Conselho de Ministros, o serviço de saúde militar”, apontou.
Essas medidas, segundo a ministra, inserem-se no âmbito da reforma que o Governo tem estado a implementar para que a prestação médica e de saúde militar consiga dar resposta e vá ao encontro dos desafios.
Explicou que da doação constam equipamentos fundamentais e compatíveis como fardamentos, botas, duas viaturas e três ambulâncias equipadas a nível dos primeiros socorros, que serão distribuídas pelas três regiões militares.
Para Janine Lélis, esta doação é “muito valorosa”, porque irá reforçar também a capacidade de resposta das Forças Armadas enquanto parte do Sistema Nacional de Protecção Civil.
“Oferecer garantias próprias para a nossa realidade e para a nossa organização das Forças Armadas a nível interno, mas para também servir a sociedade e em complementaridade com o Sistema Nacional de Saúde, é algo que muito nos satisfaz porque vai ao encontro daquilo que é a medida política que nós estamos a gizar”, referiu.
Na ocasião realçou que graças aos parceiros, o Governo tem conseguido resolver o essencial, o que tem permitido ‘empoderar’ as Forças Armadas para servir cada vez melhor, de acordo com as suas missões constitucionais.
A ministra, que não quis adiantar o valor desta doação, sublinhou que o mais importante é a amizade existente entre Cabo Verde e Marrocos, e, acima de tudo, o valor que irá trazer pela melhoria da prestação de serviço e do funcionamento das Forças Armadas e pela população cabo-verdiana.
Por seu turno, o encarregado de negócios da Embaixada do Reino de Marrocos, Hassan Safara, considerou que este acto demonstra o nível forte de cooperação existente entre os dois países.

“A cooperação entre as Forças Armadas do Reino de Marrocos e de Cabo Verde vai ter um nível excepcional no futuro próximo”, concluiu.

Dans la même catégorie