APS SENEGAL-ECONOMIE-LEGISLATIONS / Des journalistes sensibilisés sur les mécanismes alternatifs de règlement des litiges économiques et financiers AIB Burkina : 2024, une année d’espoir pour la reconquête totale du territoire. MAP Sénégal: démantèlement de nombreux sites d’orpaillage dans l’Est du pays MAP Présidentielle au Sénégal: la date du 2 juin a été proposée après examen de toutes les contraintes (ministre de l’Intérieur) MAP Nairobi: Participation active du groupe OCP à l’ANUE-6 MAP Afrique du Sud: trois morts dans une fusillade à Johannesburg (police) MAP Burkina : 2024, une année d’espoir pour la reconquête totale du territoire (ministre) MAP Soudan: La Mission onusienne achève son retrait MAP Le président nigérian inaugure la deuxième ligne du train urbain de Lagos MAP Sénégal: création d’un front commun pour la tenue de la présidentielle avant le 2 avril

Forças Armadas retomam Jogos Militares Nacionais em oito modalidades e 110 atletas


  29 Novembre      28        Sport (12456),

 

Cidade da Praia, 29 Nov (Inforpress) – Os Jogos Militares Nacionais serão retomados na sua XIV edição, de 04 a 12 de Dezembro no Comando da Segunda Região Militar, na ilha do Sal, envolvendo oito modalidades e 110 militares atletas oriundos dos diferentes comandos.
Atletismo (100 metros, 1500, 5000 e salto em altura), triatlo militar (natação, corta mato e lançamento granada), judo (categorias -69kg, -75kg, +75kg), boxe (categorias 57-63,5kg; 63,5-71kg; 71-80kg; 80-92kg), basquetebol 3×3; futsal, esgrima (espada) e natação em águas abertas são as oito modalidades seleccionadas para a competição na edição de 2024.
O presidente da Comissão Técnica dos Jogos Militares Nacionais, major Isaías Brito, deu a conhecer o programa em conferência de imprensa, em que esteve acompanhado do administrador do Desporto da IDJ, Graciano Sena, no Estado Maior das Forças Armadas, e garantiu estar reunidas as condições para a retoma, após um interregno de cinco anos.
Sob o lema “Unindo as Forças Armadas e a Sociedade pela Grandeza do Desporto” as competições irão decorrer nas cidades de Espargos e Santa Maria e na vila de Palmeira, levando assim o desporto militar a sociedade civil, envolvendo os comando da Guarda Costeira, da Primeira Região Militar (São Vicente), da Segunda Região Militar, (Sal, a anfitriã,) a Terceira Região Militar (Cidade da Praia) e a Guarnição do EMFA.
“Neste momento, toda a logística está montada, em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude”, afiançou Isaías Moniz.
“Os Jogos Militares Nacionais são o culminar de todo um processo decorrente da realização dos jogos militares regionais e tem como finalidade proporcionar uma sã convivência entre os militares, num clima em que prevalece o espírito de competição saudável, com vista a obter resultados desportivos satisfatórias”, explicou.
Os Jogos Militares Nacionais servem, ainda, de montra para seleção dos militares cabo-verdianos para as competições desportivas militares a nível internacional.
Os primeiros jogos militares foram realizados no ano de 1976 na Cidade da Praia enquadrado dentro da Semana Nacional da Juventude, mas na altura não foi considerada oficial porque não havia regulamentos, visto que ainda não se dispunha de militares com formação em Educação Física e Desporto.
A primeira edição oficial, no entanto, realizou-se em 1988 no Comando da 1ª Região Militar- Ilha de São Vicente e a XIII, a última já realizada foi em Dezembro de 2018, também no Comando da 1ª Região Militar em São Vicente.

Dans la même catégorie