MAP Bissau: Les conditions techniques et financières pas réunies pour des législatives le 24 novembre (ministre) MAP Le Maroc, en leader africain, pourrait être un levier stratégique pour la France en vue de partenariats de co-développement avec le continent (géopolitologue français) MAP Une délégation de la CCIS de Souss-Massa en mission de prospection au Sénégal MAP Le projet de Gazoduc Africain Atlantique vise l’émergence d’une véritable prospérité pour l’Afrique et ses populations (Mme Benali) MAP Le développement des compétences et l’innovation, leviers essentiels de l’industrialisation en Afrique (panélistes) MAP Réunion préparatoire de la 8ème Assemblée Générale de la FAAPA APS SENEGAL-TURQUIE-AFFAIRES / Bassirou Diomaye Faye au Forum d’investissement turco-sénégalais d’Istanbul APS Crue du fleuve Sénégal: L’Union de Galoya veut transformer la situation en opportunité APS Bassirou Diomaye Faye au Forum d’investissement turco-sénégalais d’Istanbul APS Amadeus sort « Taaru Sénégal », en hommage aux pionniers de la musique sénégalaise

Forças Armadas/Presidente da República enaltece papel dos militares na segurança do território nacional


  25 Octobre      5        Militaire (533), Securité (3253),

 

Bissau 25 Out 24 (ANG) – O Presidente da República afirmou esta quinta-feira que as Forças Armadas não têm outra alternativa se não cumprir a sua missão que é assegurar a integridade do território nacional da Guiné-Bissau.

Úmaro Sissoco Embalo falava à imprensa após uma reunião de cerca de quatro horas que manteve com as chefias militares nas instalações do Estado Maior General das Forças Armadas.

O chefe de Estado afirmou que, este tipo de reunião acontece antes do final do ano como é tradicional e que serve para dar novas orientações e permitir-lhe na qualidade do Comandante Supremo das Forças Armadas,  inteirar-se da situação da classe castrense, tendo prometido fazer o mesmo com com o Ministério do Interior.

Questionado sobre as eleições legislativas marcadas para o dia 24 de Novembro deste ano, o chefe de Estado disse que a entidade que organiza o escrutínio é o Governo não o contrário, e segundo diz ainda o executivo não lhe informou se não existem condições para a realização das eleições.

“Agora também sei que existe uma dinâmica do Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento, que é uma parte significante da sociedade que entendeu que o país sempre enfrenta problemas depois das eleições”, disse.

Umaro Sissoco Embalo sublinhou que,  a verdade e que a Guiné-Bissau está entre os países que mais fizeram eleições no mundo, acrescentando que, mas nunca nenhum Governo concluiu o seu mandato desde a abertura democrática.

Embalo lembrou que no que diz respeito aos Presidentes da República só o José Mário Vaz é que acabou o seu mandato desde 1994, por causa dos golpes de Estados e mortes, realçando que tomou nota da proposta do Movimento da Sociedade Civil, tendo afirmado que, informou-lhes que devem ouvir igualmente a outros actores caso do Governo, partidos políticos e a Comissão Nacional das Eleições.

Sissoco Embalo considerou que é precioso resgatar o auto-estima do povo guineense, frisando que é possível, realçando que como Chefe de Estado é o primeiro que deve ter interesse para que haja estabilidade no país.

“Mas, garanto-vos que não haverá desordem na Guiné-Bissau”, vincou o Presidente da República.

Embalo,  confirmou o encontro hoje com os partidos políticos com exceção da Colligação Pai Terra Ranka, justificando que como não foram da última audiência, não os convocou para o encontro de hoje,.

“Por isso convidei todos os partidos que o Supremo Tribunal diz que entregaram os seus documentos para eleições menos a Coligação Pai Terra Ranka”, afirmou

Dans la même catégorie