AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco MAP Afrique du Sud : Jacob Zuma indemne après un accident de voiture (parti) MAP L’Afrique du Sud, un point chaud de la pollution atmosphérique dans le monde (Greenpeace) AIB Gestion des refugiés : le Mali, le Burkina et le HCR signent un accord tripartite révisé AIB Burkina : Le Premier ministre s’engage pour la restauration du parc Bangr Wéogo AIB Burkina : Plus de 10 milliards de FCFA engagés en 2024 pour booster la production locale de la volaille et du poisson APS SENEGAL-CULTURE-FINANCEMENT / Lancement officiel des activités du Fonds de développement des cultures urbaines et des industries créatives AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective

Forum Nacional sobre Cuidados de Saúde/Ministro afirma que metade da população guineense não tem acesso aos serviços de saúde


  6 Février      98        Santé (15315),

 

Bissau 06 Fev 23 (ANG) – O ministro da Saúde Pública afirmou hoje citando o Plano Nacional do Desenvolvimento Sanitário de 2018  que mais de  metade da população guineense não tem acesso aos serviços de saúde, numa distância de percurso de uma hora de tempo.

Dionisio Cumba avançou estes dados na abertura do Fórum Nacional sobre Cuidados de Saúde, a decorrer ,em Bissau,de 06 à 08 de Fevereiro  sob o lema ,”Unidos pela saúde e pelo bem-estar da população na Guiné-Bissau”,com foco na análise da situação de saúde e das propostas  de soluções de fortalecimento e investimento no sistema sanitário, para ampliar o acesso  ,a cobertura e qualidade dos cuidados essenciais.

O governante frisou que  a falta de água potável ,poluição do ambiente , factores culturais e certos hábitos sociais estão na origem da insalubridade da população guineense, e que,em consequência,as doenças diarreicas e infecções respiratórias têm sido as principais causas da mortalidade das crianças.

Cumba disse que as dificuldades sanitárias agravaram com o surgimento da Covid-19 e que por isso diz, se se quer erguer o  sistema de saúde,há que investir nas zonas mais remotas.

Cumba sublinhou que  o encontro de três dias visa aproximar os serviços de saúde  às comuinidades, sem excluir a necessidade de fortalecer os hospitais de atenção segundária e terceária.

Para o Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, a saúde constroi as bases para o crescimento e desenvolvimento económico inclusivo, e  é também um “Direito humano”.

Artis Bertulis frisou que investir na saúde e assegurar uma cobertura sanitária universal com serviços de saúde de qualidade sem cair mais na probreza é  um dos elementos centaris de qualquer estratégia nacional para a redução da pobreza e de crescimento inclusivo.

“Estudos têm demostrado que o peso crescente das doenças  está inversamente relacionado com o crescimento económico ,especialmente nos países em desenvovimento .Portanto ,cada Governo deve estar interessado na saúde dos cidadãos ,uma vez que o índice de saúde de qualquer nação está intimamente ligado ao seu crescimento económico e social”,disse.

O vice Primeiro-ministro, Soares Sambú, ao abrir o Fórum, agradeceu ao governo através do Ministério de Saúde e à todos os parceiros que contribuiram para realização do evento que considera de grande importância, e que,segundo ele, vai permitir delinear a base para os trabalhos futuros  no setor.

O encontro contou com as presenças  do Coordenador Residente da Nações Unidas ,repesentantes da sociedade civil,líderers religiosos e tradicioanis ,jornalistas e ativistas.

No fim dos trabalhos deverá ser adoptado um  um documento denominado de « Apelo Nacional à Acção para a Saúde e o Bem-Estar da População na Guiné-Bissau”.

Dans la même catégorie