Cidade da Praia, 20 Nov (Inforpress) – Cerca de 30 funcionários dos Serviços de Recursos Humanos de Administração Central iniciaram hoje uma formação sobre os procedimentos de Descrição e Avaliação de Funções, tendo em vista um melhor desempenho na implementação do PCFR.
Promovida pela Direcção Nacional da Administração Pública (DNAP), no âmbito da implementação do Plano de Carreira, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal do Regime Geral da Administração Pública, esta formação tem por objectivo dotar esses funcionários de conhecimentos e competências em matéria de procedimentos de descrição e avaliação de funções.
Em declarações à Imprensa, o director Nacional da Administração Pública, Rogério dos Reis, disse que esta formação tem como propósito capacitar os funcionários para saberem lidar com os processos de descrição e avaliação de funções que, segundo disse, é da competência dos Serviços de Recursos Humanos dos diferentes Ministérios.
Por sua vez a formadora, Maria Marques, explicou que esta formação vem na sequência da construção da Lei de Bases da Administração Pública que consiste a criação de todo o novo Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR).
“Divide-se em dois grandes momentos, nomeadamente, a criação do manual de funções, que consiste na descrição de cada função que existe na Administração Pública e, consequentemente, também na comparação destas funções para fazer a avaliação de funções, para melhor colocar cada uma das funções na grelha remuneratória” avançou.
Conforme explicou, pretendem auxiliar esses funcionários a ficarem aptos a utilizar este sistema e a aplicá-lo autonomamente, sem a ajuda dos consultores.
Avançou ainda que, neste primeiro dia de formação, vão apresentar o modelo e dar as primeiras “pistas” de como é que se constroem as funções e também como é que se faz a avaliação das funções.
A formação, que se inicia hoje, termina no dia 21 e terá uma carga horária de 11 horas.