MAP Le Caire: Le Maroc élu membre du nouveau Bureau exécutif du Conseil des ministres arabes de l’électricité ANP Niger : Des orpailleurs formés sur leurs obligations minières et fiscales ANP Le FSSP reçoit plus de 11 millions de FCFA de contribution en espèce et en nature ANP Préparatifs du SAFEM : La Région d’Agadez expose ses produits aux consommateurs locaux APS SENEGAL-INSTITUTIONS / Malick Ndiaye, nouveau président de l’Assemblée nationale MAP Afrique du Sud : Durban paralysée par une grève des taxis MAP Côte d’Ivoire: Près de 6,10 Md€ de contrats d’investissement signés lors du Salon international des ressources extractives et énergétiques MAP RDC : Au moins neuf morts dans une attaque des rebelles ADF dans l’est du pays APS SENEGAL-INSTITUTIONS / Début des travaux de la première session ordinaire de la nouvelle Assemblée nationale ANP Exploitation du bloc pétrolier de Kafra : L’étude d’impact environnemental et social en cours d’évaluation

Futebol: Académica do Mindelo e Palmeira reeditam este sábado a final do campeonato nacional


  7 Juillet      83        Sport (13917),

 

Cidade da Praia, 07 Jul (Inforpress) – O Estádio Dau d’Segunda, na cidade do Porto Inglês, na ilha do Maio, recebe este sábado, às 15:30, a final do campeonato nacional de futebol, época 2022-2023, entre a Académica do Mindelo e a Palmeira do Sal.
Trata-se de uma reedição da final da época passada (2021-2022), disputada no Estádio Arsénio Ramos, na ilha da Boa Vista, tendo, na ocasião, a equipa sanvicentina vencido por 1-0, com golo do avançado Tchukin, que dera o quinto título nacional à Académica do Mindelo.
Desta feita, o palco vai ser a cidade do Porto Inglês, no Estádio, que dá nome a um dos melhores futebolistas, de sempre, da ilha do Maio [Dau d’Segunda], que outrora era denominado Estádio 20 de Janeiro.
Frente a frente vão estar duas formações com o objectivo de vencer a Académica do Mindelo à procura do seu sexto título de campeão de Cabo Verde (1953, 1964, 1967, 1989 e 2022) e com a Palmeira, que, para além do “revanche”, pretende conquistar o seu primeiro centro nacional.
Para chegarem à final, a Académica do Mindelo, depois do empate a duas bolas, no jogo da primeira-mão, realizado no Estádio Adérito Sena, foi à ilha do Fogo bater o Vulcânico por 6-3, em partida realizada no campo de São Lourenço, o município de São Filipe.
Por seu lado, a Palmeira venceu o Mindelense por 2-1, no Estádio Adérito Sena, em São Vicente, após o resultado de 2-2, no “Marcelo Leitão”, na ilha do Sal.
A dirigir essas duas formações vão estar o treinador Rui Alberto Leite, da “Micá” do Mindelo, com quatro títulos no seu currículo, todos ao serviço do Mindelense, e o estreante Toca Leite, um sanvicentino que se tornou salense, que terão de esgrimir argumentos técnico-tácticos para tentar ultrapassar ou suplantar um ao outro.
A única certeza é que, de um lado ou de outro, vai se fazer história, a Académica do Mindelo bicampeã nacional ou a Palmeira a conseguir um título inédito, depois de duas finais consecutivas e terceiro para a ilha do Sal.
Para o lado da Académica do Mindelo o feito pode ser maior, uma vez que, caso vença a final, faz a “dobradinha”, juntando o título de campeão nacional à Taça de Cabo Verde.
Na primeira fase da competição, os mindelenses venceram o grupo C, com 13 pontos, fruto de quatro vitórias, uma derrota e um empate, com 13 golos marcados e sete sofridos.
Por seu lado, os salenses conseguiram o primeiro lugar do grupo B, com 12 pontos, com quatro vitórias e duas derrotas, marcando 10 golos e sofrendo seis.
Esta é a 56ª edição do campeonato de Cabo Verde (antes e após a independência), com as equipas de Santiago Sul e de São Vicente a ganharem juntas 50 provas, sendo que 22 para Santiago Sul e 28 para São Vicente.
As outras seis edições foram conquistadas por equipas das regiões desportivas do Fogo (Botafogo -1980) e Maio (Onze Unidos -2001) com uma cada, e Sal ( Académica -1993, Académico -2003) e Boa Vista (Académica -1982, Sal-Rei-2004), com dois campeões cada.

Dans la même catégorie