ANG Cooperação/FAO promove workshop nacional de Consulta Estratégica para elaboração de novo programa para Guiné-Bissau ANG Política/JAAC promove “Universidade Aberta” para celebrar 100 anos do líder Amílcar Cabral ANG Tráfico de droga /Procuradoria Geral da República confirma detenção de um magistrado guineense em Portugal AGP Guinée : Le projet de loi portant attributions, organisation et fonctionnement de l’Autorité de Régulation du Contenu Local adopté par le CNT MAP Kenya: au moins 12 morts et 8 disparus dans des inondations à Nairobi MAP Meeting international Moulay El Hassan de para- athlétisme : Des formations au profit d’entraîneurs et d’arbitres nationaux et internationaux MAP Le roman « Makila » d’Elvis Ntambua, un récit édifiant sur le calvaire des enfants-soldats MAP Niger: cinq soldats blessés dans une embuscade des éléments de Boko Haram AGP Guinée : LA JUSTICE MET EN GARDE LES EXPLOITANTS MINIERS CONTRE LA DESTRUCTION DE L’ENVIRONNEMENT AGP Guinée : Bientôt la reconstruction de la cité de solidarité pour améliorer le cadre de vie des pensionnaires

Futebol/Santiago Sul: Emigrante cabo-verdiano pretende abrir academia e escola de futebol “Rubom” em São Domingos


  12 Janvier      33        Sport (12726),

 

Cidade da Praia, 12 Jan (Inforpress)  – O emigrante cabo-verdiano nos EUA, Hermínio Furtado, está a preparar-se para abrir uma academia e escola de futebol, em São Domingos, com o nome “Rubom”, em homenagem “a um dos melhores avançados internacionais cabo-verdianos”.

Em declarações à Inforpress, o professor e treinador da equipa de futebol do Liceu de Brockton e do Brockton FC United, Hermínio Furtado, revelou que o projecto “Academia Rubom” surgiu como uma “missão” para contribuir para o desenvolvimento do desporto em São Domingos, cidade onde nasceu e cresceu.

“Eu comecei a jogar futebol desde criança em São Domingos, foi ali que eu iniciei a treinar futebol e andebol”, justificou.

 

Herminio Furtado justificou ainda, que escolheu dar a esse projecto o nome de “Academia Rubom”, isso porque segundo o mesmo, Alberto Mendes conhecido no mundo de futebol como “Rubom”, foi um dos melhores avançados cabo-verdianos que viu jogar.

“Sendo o “Rubom” um natural de São Domingos, para mim é um orgulho enorme fazer-lhe esta homenagem, visto que, para um dos melhores avançados de Cabo Verde, ele é pouco reconhecido no País”, argumentou.

Conforme avançou a mesma fonte, o ginásio conta com a parceria de Edson Dias, mais conhecido por “De Ronda Cabeça” no município, e a escola de futebol terá a parceria da Câmara Municipal de São Domingos e emigrantes da mesma zona nos Estados Unidos da América (EUA).

O professor avança ainda que os equipamentos para a Academia e alguns materiais para a escola de futebol já se encontram no município de São Domingos, mas, contudo, ainda falta recrutar e organizar monitores.

“Estamos à espera de melhorias, pois devido à pandemia da covid-19 ainda não podemos organizar eventos para arrecadar fundos para ajudar no projecto”, concluiu.

Herminio Furtado é treinador da equipa Brockton FC United, nos Estados Unidos, que conquistou, em Dezembro o título de campeão da região leste da Liga United Premier Soccer League.

DM/SR//HF

Inforpress

Dans la même catégorie