AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Gestor de projectos do COC afirma que desporto é um excelente caminho para a promoção da inclusão social


  30 Mars      53        Sport (12593),

 

Cidade da Praia, 30 Mar (Inforpress) – O gestor de projectos do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Leo Moreau, afirmou nesta terça-feira, que o desporto é um excelente caminho e um eixo privilegiado para a promoção da inclusão social no mundo inteiro.
Este responsável fez estas afirmações em declarações à Inforpress, à margem da conversa aberta intitulada “Inclusão no desporto”, promovida pelo COC, e a Embaixada da França em Cabo Verde, em parceria com o Comité Paralimpico de Cabo Verde (COPAC), no âmbito do programa “Terre de Jeux”.
Conforme explicou, o referido programa é organizado pelo Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024 e visa levar os jogos olímpicos e paraolímpicos de Paris 2024 a todos os países antes do seu efectivo começo com a realização de várias actividades com destaque para eventos desportivos e culturais
A conversa aberta sobre a inclusão no desporto, promovida esta tarde e a exposição fotográfica, de acordo com este responsável, é o primeiro evento que dá o pontapé de saída do programa Terre de Jeux”.
“Este é o primeiro evento no âmbito de leques de actividades que o Comité Olímpico Cabo-verdiano organiza em parceria com a embaixada de França. Visa promover os jogos olímpicos paraolímpicos 2024 e na mesma ocasião celebramos no dia 06 de Abril o Dia Internacional pela paz e desenvolvimento com a corrida de estafeta que decorre no mundo inteiro”, adiantou.
A exposição fotográfica, prosseguiu, reúne um conjunto de fotos de atletas que estão a promover o desporto como ferramenta de inclusão social, levando o desporto além dos campos desportivos.
Segundo disse, a inclusão no desporto é uma temática bastante ampla que abrange várias questões que o evento Paris 2024 acolhe pela primeira vez na história uma edição de jogos que terá a vertente olímpica e paraolímpica, isto é, não serão distinguidos atletas olímpicos de paraolímpicos.
Considerou, neste sentido, que o desporto é um excelente caminho para a promoção da inclusão social, isto porque justificou, permite muita troca de experiência, mistura de faixas etárias e género num só palco.
“Esta é uma excelente oportunidade para promover esta temática de inclusão, incluir atletas paraolímpicos na grande celebração do desporto e também pela própria temática no dia 06 de Abril, que é dia do Desporto pela paz e desenvolvimento. A inclusão é um factor muito importante para incluirmos todas as pessoas que se sentem marginalizadas de uma forma geral”, asseverou.
Destacou, por outro lado, as acções levadas a cabo pela COC e COPAC e iniciativas desenvolvidas em Cabo Verde com vista a promover a inclusão de pessoas, com destaque para mulheres e pessoas com deficiência.

Dans la même catégorie