Bissau, 20 Ago 24(ANG) – O Presidente da República anunciou na tarde de hoje, através do Decreto Presidencial número 35/2024, a remodelação do governo liderado pelo primeiro-ministro Rui Duarte Barros.
De acordo com a Nota Informativa do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidência da República, enviada a ANG, o chefe de Estado Umaro Sissoco Embalo justificou a sua decisão pelo facto de haver a necessidade de remodelar o executivo, sob a proposta do primeiro-ministro Rui Duarte Barros.
Para o efeito, de acordo com o Decreto Presidencial número 35/2024, foi nomeado Aristides Ocante da Silva ministro da Administração Territorial e do Poder Local, Dionísio Cabi ministro da Defesa Nacional e José Carlos Varela Casimiro ministro da Energia.
Florentino Fernando Dias foi nomeado ministro da Comunicação Social, Marciano Silva Barbeiro ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, Mônica Buaro da Costa ministra da Administração Pública, Reforma Administrativa, Emprego, Formação Profissional e Segurança Social,
Pedro Tipote foi nomeado ministro da Saúde Pública, Aly Hijazy ministro dos Combatentes da Liberdade da Pátria, José Carlos Esteves ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo e Maria da Conceição Évora ministra da Cultura, Juventude e Desportos.
Abás Embalo foi nomeado secretário de Estado do Plano e Integração Regional, Nelson Pereira secretário de Estado das Comunidades, Fatumata Jau secretária de Estado da Cooperação Internacional, Lesmes Mutna Freire Monteiro secretário de Estado da Juventude.
Maimuna Baldé secretária de Estado da Gestão Hospitalar, Fernando Henrique Vaz Mendes secretário de Estado da Reforma Administrativa e Nancy Raisa da Silva Alves Cardoso secretária de Estado da Cultura.
O Presidente da República exonerou ainda hoje, através do Decreto Presidencial número 33/2024, Marciano Silva Barbeiro no cargo do ministro da Administração Territorial e do Poder Local e Nicolau dos Santos nas funções do ministro da Defesa Nacional.
Maria da Conceição Évora foi igualmente exonerada do cargo da ministra da Comunicação Social, José Carlos Esteves nas funções do ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, Aly Hijazy ministro da Administração Pública, Emprego, Formação Profissional e Segurança Social e Augusto Nhaga ministro dos Combatentes da Liberdade da Pátria.
Nancy Raisa da Silva Alves Cardoso exonerada do cargo da secretária de Estado da Cooperação Internacional, Abas Embalo secretária de Estado da Gestão Hospitalar e Mônica Buaro da Costa secretária de Estado da Reforma Administrativa.