Bissau, 23 dez 23 ANG – O Presidente da República apelou aos membros do governo a evitarem nomeações do pessoal dirigente da Administração Pública fundadas no “nepotismo e clientelismo”, mas que se assenta na valorização do capital humano tecnicamente competente e com experiência profissional comprovada.
O pedido de Umaro Sissoco Embalo consta no primeiro Comunicado do Conselho de ministros do novo executivo de iniciativa presidencial liderado por Rui Duarte de Barros.
O chefe de Estado deixou ainda ao plenário governamental um conjunto de orientações gerais para o normal funcionamento do governo.
No mesmo comunicado, Umaro Sissoco Embalo exortou aos membros do governo no sentido de exercerem as suas funções com responsabilidade e espírito de serviço para a promoção do desenvolvimento e do bem estar da população.
O Presidente da República fixou a periodicidade semanal para as sessões do Conselho de Ministros, às quintas-feiras, às 10 horas.
Indigitou a ministra da Comunicação Social como porta voz do governo, tendo reiterado o sentimento de pesar e de solidariedade para com a República da Guiné Conakry em decorrência da explosão de um depósito de combustível que resultou na perda de vidas humanas.
Por sua vez, o primeiro ministro, Rui Duarte de Barros agradeceu as orientações políticas emanadas do chefe de Estado, encarrando-as como ferramentas essenciais para a governação e governabilidade do país nos próximos tempos.