ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais ACI Congo/Formation: Plus de dix femmes journalistes reçoivent leurs certificats de participation ACI Congo/Education: Construction prochaine de l’Institut sino-congolais de la Route de la soie à Kintélé ACI Congo/France: Gérard Larcher pour le renforcement des liens parlementaires entre les deux Sénats AGP Guinée : Une délégation du bureau du procureur de la Cour pénale internationale séjourne à Conakry ACI Congo/Recherche scientifique/Remise officielle du matériel de recherche à l’IRA ACI Congo/Social: Les Employés de la Sopeco réclament l’Intervention du Chef de l’État ANP Le Ministre nigérien de l’Economie et des Finances participe par visio-conférence à la 1ére réunion du Conseil des Ministres de l’UEMOA Inforpress Defesa Nacional: “Exercício Granite Falco inaugura nova etapa na relevante e histórica cooperação entre Cabo Verde e os EUA” – Governo MAP SM le Roi, Amir Al Mouminine, préside ce jeudi la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan

Governo anuncia plano de mitigação da seca de um milhão de contos com foco na mobilização da água


  30 Octobre      30        Politique (25161),

 

Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente garantiu hoje que o plano de mitigação da seca para este ano já se encontra desenhado e com um investimento de um milhão de contos, com foco na mobilização da água.

Gilberto Silva, que falava aos jornalistas à margem de uma visita efectuada às obras de drenagem de água na Avenida Cidade de Lisboa, na Cidade da Praia, acompanhado do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, e do presidente da câmara da Praia, Óscar Santos, disse que o plano já está traçado, mas que precisa “ser territorializado”.

“Temos o plano de 2018 em andamento, que está até previsto para ir até final de Outubro. De seguida vamos ter que fazer uma avaliação mais pormenorizada a nível de cada concelho e ilha, para definirmos, juntamente com os parceiros, neste caso as autarquias, o nível das intervenções a fazer”, explicou, acrescentando que próximo passo é “mobilizar e implementar” os recursos.

Neste processo, observou, é necessária “confiança” e “muita solidariedade” entre todas as partes, entre elas a população rural afectada, as organizações não-governamentais e as autoridades.

O plano para este não tem uma data concreta para arrancar, mas, segundo o governante, há “muita coisa” que começa de “imediato”, referindo às campanhas de sensibilização e educação, assim como mobilização da água.

“Este terceiro plano de mitigação será marcado pelo peso do sector da água. Temos que mobilizar mais água tendo em conta o abaixamento dos aquíferos depois de três anos de seca”, admitiu.

Segundo Gilberto Silva, é preciso reforçar a dessalinização da água, liberar os furos para a agricultura e, acima de tudo, fortalecer o sistema de irrigação, possibilitando a poupança da água, que permite manter a capacidade de produção das famílias.

No plano está previsto, também, o crédito, as actividades geradoras do rendimento, intervenções no domínio do reforço das cantinas escolares, bem como o transporte de água para zonas de altitudes.

Tendo em conta que o país já vai nos três anos da seca, o governante reconheceu a necessidade de alargar ainda mais e ligar o plano com as medidas de resiliência.

“Não é só mitigar, mas sim é preciso adaptar, daí falar da água, que é fundamental, mas também temos que encontrar e fomentar outras actividades que vão promover, ainda mais, o rendimento das famílias”, enfatizou.

Por outro lado, o ministro defendeu a necessidade de o país fomentar as actividades no domínio da pesca, para que as famílias possam ter alternativas.

Dans la même catégorie