MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais ACI Congo/Formation: Plus de dix femmes journalistes reçoivent leurs certificats de participation ACI Congo/Education: Construction prochaine de l’Institut sino-congolais de la Route de la soie à Kintélé ACI Congo/France: Gérard Larcher pour le renforcement des liens parlementaires entre les deux Sénats AGP Guinée : Une délégation du bureau du procureur de la Cour pénale internationale séjourne à Conakry ACI Congo/Recherche scientifique/Remise officielle du matériel de recherche à l’IRA ACI Congo/Social: Les Employés de la Sopeco réclament l’Intervention du Chef de l’État ANP Le Ministre nigérien de l’Economie et des Finances participe par visio-conférence à la 1ére réunion du Conseil des Ministres de l’UEMOA Inforpress Defesa Nacional: “Exercício Granite Falco inaugura nova etapa na relevante e histórica cooperação entre Cabo Verde e os EUA” – Governo

Governo anuncia primeiro contrato de concessão de prestação do serviço público noticioso com a Inforpress


  22 Avril      70        communication (147), Médias (2792),

 

Cidade da Praia, 21Abr (Inforpress) – O secretário de Estado-Adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, anunciou hoje que o Governo vai assinar, este ano, com a Inforpress, o primeiro contrato de concessão de prestação do serviço público noticioso.
“Através deste contrato, a administração poderá avançar também, ainda este ano, com novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS)”, informou o governante.
Lourenço Lopes fez este anúncio durante a entrega de duas viaturas novas à Inforpress, cuja cerimónia religiosa de bênção foi presidida pelo pároco de Nossa Senhora do Socorro, Constantina Bento, e apresentação do novo site da empresa.
Com o novo site, disse o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, a Inforpress está a dar um “sinal claro de modernização e inovação” e mostra que está a ler os sinais dos novos tempos, “que são cada vez mais exigentes no sector do audiovisual e da imprensa escrita e online”.
“O site é um instrumento que permite aproximar a agência dos cidadãos”, sublinhou Lopes, acrescentando que o Governo tem a missão de fazer da comunicação social em Cabo Verde “facto de desenvolvimento e de geração do emprego”.
Para Lourenço Lopes, “não se pode falar do jornalismo de qualidade sem condições de trabalho e sem jornalistas bem formados”.
“Um dos grandes inimigos da liberdade de imprensa é a precariedade”, indicou, acrescentando que em relação à Inforpress, o Governo deposita uma “grande confiança”, porque, salientou, o mundo vive “tempos de ameaças no campo da informação”.
“Somos hoje vítimas da desinformação e das notícias falsas por todo o mundo e precisamos ter uma agência de notícias que seja sinónimo de qualidade, de rigor e da promoção do pluralismo”, ressaltou.
Segundo o governante, quando um cidadão ver uma notícia com assinatura da Inforpress, este pode dizer que “a mesma é de confiança”.
“Tudo faremos para que a Inforpress, num prazo relativamente curto, se transforme numa agência de notícia de referência a nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e, também, a nível do continente africano”, desejou o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.
Por sua vez, o administrador único da Inforpress, em declarações à imprensa, admitiu que o novo portal é “praticamente renovado” e com “melhores substanciais” em vários aspectos, nomeadamente problemas existentes anteriormente e que agora “foram resolvidos” com o novo site.
Segundo ele, trata-se de um portal “muito mais leve e dinâmico” e preparado para o novo plano de negócios da empresa, que consiste na venda de parte de conteúdos especializados.
A próxima prioridade do gestor da Inforpress, conforme indicou, vai ser formação, ou seja, a especialização dos jornalistas em várias áreas, desde a política, passando pela economia, finanças, ambiente e cultura, para que os profissionais possam ter condições de fazer um “excelente trabalho e contribuir para a consolidação da democracia em Cabo Verde”.
José Vaz Furtado avançou que nos próximos tempos a Inforpress pretende instalar correspondentes internacionais nos Estados Unidos de América e na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com vista a dar vazão às comunidades cabo-verdianas na diáspora, com “parceria fundamental” do Ministério das Comunidades.
“Já temos uma correspondente em Portugal e para o resto da Europa que está a funcionar lindamente”, afiançou.
LC/AA
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie