Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) – O Governo aprovou as estratégias de guia do futuro marítimo sustentável de Cabo Verde, ancorada em dez áreas prioritárias de intervenção, num processo iniciado em Abril de 2023 baseado na análise da situação actual do sector do mar.
Em nota enviada à Inforpress, o Palácio da Várzea informou que a Estratégia Nacional para o Mar (ENM) é um instrumento de planeamento, operacionalização e implementação que incorpora uma abordagem “holística ambiciosa e sustentável” do mar, alinhada essencialmente aos principais instrumentos da política de desenvolvimento.
O documento, frisou, baseia-se no conhecimento científico com o propósito de proteger o oceano e os seus recursos, promover e potenciar a utilização económica sustentável do mar, assim como todas as vertentes da economia azul.
De acordo com o Governo, foram definidas dez áreas prioritárias como pesca e aquacultura, transportes marítimos, segurança e infra-estruturas costeiras, ambiente marinho e orla costeira, turismo e ecoturismo aquático, formação marítima, investigação científica e conhecimento, serviços marítimos, dessalinização da água do mar, energias renováveis, biotecnologia marinha, economia circular e economia digital.
“A partir das dez áreas prioritárias foram propostos 23 objetivos estratégicos que cruzam toda a cadeia de valor do mar a serem atingidos através do desenvolvimento de 46 ações prioritárias, para a década. A implementação da ENM 2023-2033 é assegurada por um plano de ação que congrega todos os instrumentos estratégicos elaborados sobre o mar”, assegurou, relembrando o compromisso assumido pelo Governo de transformar o País numa plataforma marítima internacional.
A resolução que aprova a Estratégia Nacional para o Mar foi aprovada em sede do Conselho de Ministros do dia 27 de Março do corrente ano.