Mindelo, 23 Set (Inforpress) – O Governo vai condecorar o presidente da câmara de Roterdão, nos Países Baixos (Holanda), Ahmed Aboutaleb, com a medalha de mérito altruístico de 1.º Grau, anunciou o executivo no despacho n.º 25/2024 publicado no Boletim Oficial.
Conforme o despacho, trata-se de “um vivo tributo ao seu legado de profunda dedicação e incansáveis esforços em prol da integração e promoção da comunidade cabo-verdiana em Roterdão”.
“O Governo de Cabo Verde, ao prestar esta homenagem justa ao grande amigo Ahmed Aboutaleb, demonstra o reconhecimento, o respeito e a admiração por entidades, nacionais ou estrangeiras, que na sua actividade profissional, social ou mesmo num acto espontâneo de altruísmo, tenham contribuído significativamente em benefício de Cabo Verde e das suas comunidades”, lê-se na publicação.
No mesmo documento, o Governo considerou que “Ahmed Aboutaleb não é apenas um líder autárquico”, mas um “farol de esperança e uma fonte de inspiração para muitos”.
Destacou ainda que “a sua dedicação inabalável à causa da comunidade Cabo-verdiana e de Cabo Verde, os seus esforços incansáveis para melhorar a vida de muitos Cabo-verdianos, bem como o seu espírito de entrega, fazem do cidadão Ahmed Aboutaleb uma pessoa verdadeiramente extraordinária, merecedora desta especial homenagem”.
Ahmed Aboutaleb nasceu a 29 de Agosto de 1961, em Marrocos, e emigrou para os Países Baixos em 1976. Estudou telecomunicações e trabalhou como jornalista e funcionário público. Ele também foi director do Fórum, uma organização voltada para questões multiculturais.
De 2004 a 2007, foi vereador de Amsterdão e de 2007 a 2008, vice-ministro de Assuntos Sociais e Emprego no Quarto Gabinete Balkenende.
Desde 2009, ele exerce o cargo de presidente da Câmara de Roterdão, tornando-se o primeiro imigrante de origem marroquina a ocupar essa posição em uma das maiores cidades da Holanda.
Ahmed Aboutaleb é muçulmano, casado e tem quatro filhos.