MAP Le Burundi lance un appel à l’aide après des inondations dévastatrices AIB Des autorités militaires de la Côte d’Ivoire souhaitent rencontrer leurs homologues du Burkina Faso APS SENEGAL-INFRASTRUCTURES-CLIMAT / Axes routiers : une prévalence d’érosion d’environ 50%, selon un rapport APS SENEGAL-ROMANIE-FRANCOPHONIE-MEDIAS / Un symposium régional de l’UPF sur les fausses informations s’ouvre ce jeudi à Bucarest APS SENEGAL-MONDE-ECONOMIE / Dakar abrite un atelier international sur les achats publics durables, à partir de lundi APS SENEGAL-FOOTBALL-AMBITIONS / Cheikhou Kouyaté n’envisage pas d’arrêter avec la sélection nationale APS SENEGAL-ANGLETERRE-FOOTBALL / Nottingham Forest : Kouyaté décidé à rebondir AIB Burkina : Le Parlement ratifie un prêt chinois de 30 milliards FCFA pour la réalisation de la centrale solaire de Donsin APS SENEGAL-FRANCE-AGRICULTURE / Saint-Louis : une convention de partenariat signé pour doter la SAED d’outils d’aide à la décision APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Bassirou Diomaye Faye a choisi la Mauritanie pour sa première sortie à l’étranger

Governo cria condições para certificação de produtos agroalimentares


  13 Juillet      35        Politique (25300),

 

Bissau, 13 Jul 21 (ANG) – O Governo, através do Ministério de Agricultura, a Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços(CCIAS) e a Associação Iniciativa para a Segurança Alimentar, assinaram hoje um acordo de prestação de serviços na área de certificação de produtos agrícolas do país.

Na ocasião, o ministro de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marciano Silva Barbeiro disse que o referido acordo visa criar as condições básicas aos produtores e consequentemente  aos parceiros nacionais e internacionais para que possam apostar nos produtos agrícolas do país.

“Pensamos que este memorando de entendimento com o sector privado será um pontapé de saída para que, de facto, possamos, brevemente, dispor desse instrumento tão importante para o país, que é a certificação dos nossos produtos agrícolas”, disse Marciano Silva Barbeiro.

O governante afirmou que a Guiné-Bissau tem variedades de produções, nomeadamente de arroz, mandioca, caju, manga, peixes entre outros e que até hoje não são bem aproveitadas essa diversidade produtiva para  a criação de  uma economia sólida para as populações.

Para  o efeito, Silva Barbeiro  convida à todos para encarar esse desafio que diz ser muito importante para o sector económico do país.

O Presidente em exercício da CCIAS, Mama Samba Embaló  realçou a importância  da certificação dos produtos agrícolas, de que, segundo diz, o país tanto  precisava, não só em termos de consumo como para a exportação.

Samba Embaló sublinhou que, enquanto representante do sector privado, vão sensiblizar as empresas que operam no país para abraçarem o referido projecto no âmbito da promoção e vulgarização dos produtos agrícolas no mercado internacional, dentre os quais a castanha de caju, o sézamo entre outros.

O Presidente da CCIAS, enalteceu o empenho e dedicação do actual ministro de Agricultura, ;Marciano Silva Barbeiro por ser o primeiro governante guineense a promover um acordo com o sector privado guineense, tendo encorajado os restantes membros do governo a fazerem o mesmo no quadro da parceria público/ privada.

Por sua vez, o Coordenador da Associação Iniciativa para a Segurança Alimentar, Alfredo Marcial Montes Ninho, agredeceu ao Governo em particular o ministro da Agricultura, por permitir a colaboração da sua organização com a Guiné-Bissau “neste importante objectivo que é a obtenção da certificação dos produtos agroalimentares do país”.

“A nossa organização tem a noção de que a segurança alimentar é uma fonte de soberania política para o Estado, a independência económica do país e a justiça social para as populações. Seremos muito felizes em colaborar nesse sentido”, afirmou.

Dans la même catégorie