AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Governo diz estar a trabalhar na nova lei de financiamento do Ensino Superior


  2 Août      54        Education (1283), Finance (1497),

 

Cidade da Praia, 02 Ago (Inforpress) – O Governo está a trabalhar na nova lei de financiamento de formação do ensino superior com vista a assegurar uma maior qualidade e adequação das ofertas formativas às necessidades do desenvolvimento do País, revelou hoje Eurídice Monteiro.

A secretária de Estado do Ensino Superior, que falava à Inforpress sobre a situação das instituições do Ensino Superior e os preparativos para o próximo ano lectivo, adiantou que o Governo pretende apostar no Ensino Superior através do instrumento legislativo que visa a reformulação desse nível de ensino.

“Neste momento, estamos a trabalhar num instrumento legislativo que é a nova lei de financiamento da formação superior, sendo que a situação dos estudantes, sobretudo os do Ensino Superior exige uma atenção especial”, apontou a governante, que sublinhou que é preciso uma forte aposta na Ciência, na Tecnologia e na Inovação.

No seu entender, para a formação do capital humano é necessário que o País tenha uma boa base de especialização.

Neste sentido, defendeu que é preciso criar incentivos não só para a formação a nível de licenciatura como do mestrado e doutoramento, medidas de acção social que incluam bolsa de estudos para financiar as propinas, para residências universitárias e sobretudo para subsídio de alimentação para os estudantes.

Essas e outras acções, segundo a secretária de Estado, estão a ser equacionadas dentro de uma política de acção social universitária.

Na ocasião, reconheceu que a questão da sustentabilidade das instituições do Ensino Superior públicas e privadas é um dos problemas mais prementes, porque a mesma afecta diretamente a qualidade.

“As instituições de Ensino Superior em Cabo Verde precisam de uma atenção especial do Governo porque a qualidade só se consegue com o reforço do investimento na Ciência, na Tecnologia e no apoio aos estudantes”, sublinhou afirmando que as universidades, quer públicas quer privadas, têm as próprias preocupações e os seus próprios desafios.

Adiantou que a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Universidade Técnica do Atlântico UTA receberam um subsídio do Estado, mas o Governo não paga a sua dívida na totalidade.

“As universidades privadas têm os seus desafios que são financeiros, mas são de outra ordem, e tem vindo a ser parceiro importante da formação dos jovens”, referiu a governante.

A secretária de Estado do Ensino Superior realçou que das oito instituições de Ensino Superior privadas, algumas estão em situações muito vantajosas e bem melhor do que algumas públicas, quer a nível de número de alunos, com mais publicações e com estudantes com nível de realização profissional extraordinário.

Eurídice Monteiro avançou que neste momento o Governo está a trabalhar no processo de avaliação das instituições do Ensino Superior e que os primeiros resultados serão reconhecidos em Fevereiro de 2023.

Confirmou que o Governo tem tido essa atenção e mostrou abertura para apoiar as instituições privadas, sendo que o contexto cabo-verdiano desafia as universidades, públicas e privadas, a redefinirem as suas estratégias.

Por outro lado, assegurou que o Governo tem vindo a fazer ajudas pontuais para resolução de pendências dos estudantes finalistas que ficam com certificados retidos e que no próximo ano lectivo irá aumentar a acção social para os estudantes.

Revelou que Portugal continua a ser o país com maior contingente de estudantes cabo-verdianos no estrangeiro, sendo que este ano foram atribuídas 411 vagas.

Em relação à solicitação de vistos para estudo em Portugal, a secretária de Estado explicou que a análise e agilização do processo depende do Serviço de Estrangeiro e Fronteiras de Portugal (SEF), mas mostrou-se crente de que este ano o processo seja menos tardio uma vez que a diplomacia cabo-verdiana está a trabalhar nesse sentido.

Dans la même catégorie