ANG Processo Eleitoral/Pai Terra Ranca exige ao GTAPE o respeito e a observância estrita da lei na atualização dos cadernos eleitorais ANP Le Conseil Régional de Tahoua tient sa première session ordinaire au titre de l’année 2024 AGP Guinée: Le comité de pilotage du Fonds de consolidation de la paix tient sa première réunion ANP 4ème session du Comité de Pilotage du Programme Régional de Développement des Chaînes de Valeurs Riz-Niger (RRVCDP) ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal

Governo elege segurança como prioridade para sector das pescas


  5 Février      36        Environnement/Eaux/Forêts (6386),

 

Mindelo, 05 Fev (Inforpress) – O ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, apontou a questão de segurança marítima como a prioridade para o sector das pescas, neste dia em que se celebra o Dia Nacional do Pescador.
Em declarações à Inforpress, em virtude desta comemoração, o governante disse ser a prioridade número um e uma tarefa não só do ministério e das direcções-gerais que o compõem, mas também do próprio pescador.
“Portanto, sensibilizar para que tenhamos os equipamentos mínimos de segurança. É bom e é necessário ir à busca do peixe, que é trabalho deles, mas temos que ter a consciência dos riscos, que estamos a correr”, sustentou Paulo Veiga, para quem cada um deve ter a consciência de se proteger.
Isto porque, segundo a mesma fonte, não há capacidade para fiscalizar as 88 comunidades piscatórias do País e ter um polícia marítimo cada vez que um bote sai para o mar.
Neste sentido, assegurou, vai-se começar a distribuir os “kits Pescador-Segurança” para depois acirrar a fiscalização “muito mais rigorosa”. Daí, o senso que está a ser feito aos pescadores, que também estão a receber o cartão de pescador.
“Para depois não haver desculpas, que não tinham condições para fazer a aquisição desses meios e poder ir com segurança”, explicou, com a ideia de que “não se sabe o dia de amanhã e nem quando o azar bate à porta”.
Por isso, Paulo Veiga considera ser a principal mensagem a ser passada neste Dia Nacional do Pescador, assinalado hoje, 05 de Fevereiro, por quase todas as associações de pesca do País.
E o ministério, conforme a mesma fonte, tem ainda políticas a partilhar com os agentes do sector, como a questão dos mecanismos de financiamento, que ainda são desconhecidos.
“Temos que continuar e aproveitar essas oportunidades que estamos todos juntos e partilhar as informações, porque o financiamento para pesca artesanal existe”, sublinhou o ministro, adiantando estar-se a criar e procurar sim um ecossistema para o financiamento da pesca industrial, que envolve “valores elevados”.
Essa procura, que, di-lo Paulo Veiga, deverá passar pelas entidades como a Pró-Garante e Pró-Capital, que ainda não estão tão voltados para o sector das pescas, mas para o qual trabalha-se com a Direcção-geral dos Recursos Marinhos para tornar os projectos bancáveis.
“Porque a pesca é um sector económico e tem que deixar de ser um sector de subsistência e passar a ser realmente um sector que contribui ainda mais para o desenvolvimento do País e da segurança alimentar”, concretizou.
O ministro de Economia Marítima, Paulo Veiga, estará hoje no Tarrafal de São Nicolau para o lançamento da primeira pedra para construção do caís de pesca daquela localidade, assinatura de contrato tripartido para implementação do Complexo de Pesca de Tarrafal de São Nicolau e assinatura do Contrato Programa com a Câmara Municipal de Tarrafal, para construção da Casa do Pescador ao lado do Alpendre do Pescador.

Dans la même catégorie